5 motivos para usar mensagens automáticas na sua loja nos marketplaces 

25 de abril de 2023 por Equipe Predize 🗨 Sem comentários

O envio regular de mensagens automáticas mantém o contato ativo, estabelecendo um vínculo de confiança entre cliente e loja. Por mais que absorvam demandas simples, são importantes e eficientes dentro das estratégias de automatização do atendimento

Apesar de já ser amplamente utilizado no mercado, por lojistas de diversos segmentos, esse tipo de mensagem pode trazer melhores resultados. Com as contribuições da Inteligência Artificial (IA) é possível configurar as respostas e interações, explorando mais recursos das soluções disponíveis no mercado.  

Neste post falamos sobre o uso e utilidade das mensagens automáticas, bem como as 5 principais justificativas para aderir a esse serviço. Continue lendo para conferir alguns tipos de mensagens automatizadas e seus benefícios para a loja! 

Para que serve uma mensagem automática? 

As mensagens programadas são usadas para diversas finalidades, seja no pré ou no pós-venda, sempre com o intuito de manter o público informado. Enviadas depois de um contato realizado com a empresa, são uma alternativa de canal para aqueles atendimentos que não demandam um agente humano.  

Em muitos casos podem ser personalizadas, trazendo uma saudação, um lembrete, uma informação relevante, promoções ou divulgação de uma campanha. Com a ajuda da IA implementada nas aplicações de bot, ferramentas como chat e WhatsApp intermediam uma comunicação rápida e objetiva. 

Por que usar mensagens automáticas na sua loja? 

Qualquer decisão tomada ou estratégia implementada envolvendo o atendimento deve focar na experiência do cliente para manter o nível de satisfação e fidelização. Portanto, as mensagens automáticas podem trazer benefícios em toda a jornada, desde o primeiro contato.  

Pensando nessas mensagens e na sua utilização, listamos 5 entre os principais motivos para contar com a automatização em sua loja de marketplace! 

1. Mantém o cliente sempre atualizado 

O envio de informações relevantes para o cliente – horário de funcionamento, endereço, canais de contato – alcança o público até mesmo quando a loja estiver fechada. Nesse contexto, a mensagem automática funciona como uma agenda, um lembrete para que o cliente não tenha que perder tempo com anotações ou buscas na internet. 

2. Oferece uma experiência incrível ao cliente 

O fato de serem enviadas por um  robô de atendimento não quer dizer que as mensagens automáticas devem ser distantes e pouco afetivas. Pelo contrário, elas podem ser humanizadas por uma abordagem cordial e recorrente. 

Leve em conta o momento em que os clientes estão cada vez mais exigentes e preferindo empresas que priorizam um atendimento de qualidade. Surpreender os clientes com respostas e esclarecimentos para as suas principais dores vai causar uma boa impressão e estreitar o relacionamento. 

3. Permite que o cliente sinta confiança na loja 

Da experiência agradável, o conteúdo e relevância das mensagens pode levar o cliente a um nível mais elevado, de confiança na loja. Com uma concorrência tão acirrada sabemos o quanto é difícil chamar a atenção e ganhar a preferência do público-alvo.  

Entrar em contato e manter o cliente sempre atualizado é uma forma de dizer que a empresa se preocupa em minimizar suas preocupações. Esse é um comportamento que mostra que o cliente está no centro do negócio e que a loja não medirá esforços para garantir um excelente atendimento, seja no pré ou no pós-venda. 

4. Atualiza o status de um pedido 

Um atendimento de qualidade não se mede quando uma venda é fechada, mas quando o cliente retorna para uma segunda compra. Dessa forma, as mensagens automáticas têm um potencial de eficiência ampliado no atendimento pós-venda que é quando, instintivamente, o cliente espera ser surpreendido.  

A confirmação do status de um pedido ou se um produto desejado e que não estava disponível, chegou no estoque, são alguns dos exemplos. Em muitos casos, o cliente depende de um item e pode ficar frustrado caso não encontre. Logo, as mensagens evitam um sentimento ruim em relação à loja. 

5. Oferece segurança aos clientes 

Ainda no contexto de manter o cliente sempre informado, ter a certeza de um modelo ou especificação de um produto evita a compra errada e possíveis devoluções. Manter-se um passo à frente é primar por um atendimento ágil e de qualidade, já que o cliente da atualidade é conhecido pelo imediatismo e facilidade de migrar para quem esteja pronto a atender seus anseios. 

Tipos de mensagens automáticas 

Já se encontram disponíveis no mercado muitas soluções capazes de desempenhar as funções que destacamos neste artigo. Exemplo disso é a solução do Predize com Inteligência Artificial (MIA) e recursos de automatização para respostas ágeis e direcionadas. 

Assim, ao melhorar o atendimento de SAC, sua loja ganha em produtividade, redução de custos, maior controle de gestão e, sobretudo, aumento da reputação. Para isso, os tipos de mensagens automáticas devem ser estrategicamente escolhidos para oferecer uma experiência diferenciada a seus clientes. 

As mensagens automáticas do Predize estão relacionadas à Inteligência Artificial ou ao time de atendimento, que pode configurá-las de acordo com o tipo de demanda. 

No pré-vendas, por meio da automatização de mensagens comandada pelo Predize, o texto é criado e configurado utilizando a IA para responder perguntas deixadas nas páginas de produtos.  

Ainda no pré-vendas, também temos opções de mensagens automáticas sem ser da IA, como mensagens de ausência, configuradas por exemplo, nos horários em que a equipe não está trabalhando. Essas mensagens avisam que logo a equipe entrará em contato. 

O time de atendimento pode criar e configurar textos de mensagens, acrescentando variáveis do cliente como nome, número do pedido e outras informações específicas.  

A seguir, veja alguns exemplos de mensagens mais utilizadas por lojistas de marketplaces:  

  • Mensagem de saudação: para iniciar a conversa, receber o cliente com uma mensagem gentil e afetiva é um sinal de que ele é muito bem-vindo e importante para a loja; 
  • Mensagem de finalização: da mesma forma uma mensagem deve ser finalizada de modo humanizado, demonstrando o quanto foi bom o contato e que a loja espera falar com o cliente por muito mais vezes; 
  • Mensagem de status de pedido: diante de uma compra ainda por receber, a maioria dos clientes se sente ansiosa para saber quando terá seu produto em mãos. Assim, a régua de progressão da compra – pago, faturado, enviado, entregue – ajuda a entender as etapas e saber que o processo está em andamento; 
  • Mensagem de ausência: por meio das configurações para avisar por mensagem automática a ausência da equipe, o cliente se sentirá respeitado e não deixará de fazer negócio somente porque não foi atendido naquele momento. 

Com o Predize, além de centralizar diversas contas em um único lugar, são consideradas as regras de atendimento definidas pelos marketplaces para os lojistas. Durante a fase de implantação, nosso time considera as necessidades e particularidades de cada loja para entregar um serviço personalizado e de alta performance para suas mensagens automáticas. 

Se você gostou deste post e está em busca de uma solução para preencher as lacunas do atendimento na sua loja, entre agora mesmo em contato e solicite uma demonstração gratuita do Predize e suas funcionalidades! 

Equipe Predize
Politica de PrivacidadePolítica de Segurança da InformaçãoTrabalhe ConoscoCanal de ÉticaManual de FornecedoresSoluções DB1 Group
44 99115-2521
comercial@predize.com.br

Avenida Carneiro Leão, 563 - 2° Andar
Centro Empresarial Le Monde Sobreloja
Maringá, PR - CEP- 87014-010
O Predize é uma solução de atendimento (SAC) para quem vende em marketplaces. Centralize seu atendimento em um único lugar e atenda com mais agilidade suas conversões, pós-vendas e reclamações. Melhore sua performance, sua reputação e aumente suas vendas.