3 funcionalidades do Predize para ter mais agilidade no atendimento em marketplaces

27 de março de 2023 por Equipe Predize 🗨 Sem comentários

Quem vende em vários marketplaces sabe como é importante ter agilidade no atendimento e oferecer uma experiência positiva para os usuários. A satisfação do comprador associada à rapidez do serviço, garante a fidelização do cliente e mais sucesso nos negócios

Algumas ferramentas otimizam o tempo e facilitam a organização e gestão do SAC nas operações de marketplace. Dessa forma, é possível responder rapidamente, diminuir os custos e ainda aumentar as vendas.

Criamos este conteúdo para apresentar três funcionalidades do Predize para que você tenha mais agilidade no atendimento SAC e conheça todos os benefícios da ferramenta. Confira!  

Organização, gestão e agilidade no atendimento

Podemos dividir a operação de atendimento em marketplaces em três pilares que são: organização, gestão e agilidade.

Legenda: Como toda área da empresa, o atendimento precisa de processos bem definidos.

A organização garante que todos os chamados serão respondidos de maneira certeira, solucionando a dúvida ou o problema do usuário. É uma forma de não deixar nenhuma mensagem para trás, tornando a experiência de todos os seus clientes positiva.

A gestão se refere a processos bem-estruturados que garantirão a organização do time, atendimento, indicadores e de outros pontos importantes para sua operação.

Quando não há uma gestão adequada, as tarefas correm o risco de serem entregues com pouca qualidade, impactando a experiência do cliente e a performance do seu e-commerce, junto aos marketplaces.

Por fim, a agilidade é um detalhe especial que garante ainda mais resultados, já que o usuário deseja ser respondido rapidamente. Afinal, com tantas opções de lojas virtuais e tantos canais de atendimento, é preciso garantir que estará sempre em primeiro lugar, inclusive no SAC!

Conhecendo os três grandes pilares do atendimento, é o momento de descobrir como o Predize pode ajudar você em cada um deles! 

Predize: centralização de SAC em marketplaces

O Predize é uma plataforma de centralização e automatização de atendimento em marketplaces. Isso significa que ela reúne SAC de vários canais de vendas em uma única aba, além de responder automaticamente mensagens de pré-venda.

O principal objetivo da plataforma é ajudar sellers a otimizarem a operação em marketplaces, por meio de organização, agilidade e acompanhamento de indicadores, possibilitando análises da equipe de atendimento e do SAC nos canais de vendas.

Ideal para e-commerces de médio e grande porte que operam em vários marketplaces, o Predize integra os principais canais de vendas e facilita o dia a dia nas empresas.

Conhecendo a plataforma e seus benefícios, é possível entender como ela ajuda na organização, na gestão e na agilidade do atendimento.

Organização do atendimento com tags

As tags são etiquetas customizávis que podem ser adicionadas aos chamados — no pré e no pós-venda — para categorizá-los.

Elas são customizáveis porque podem ser criadas pela equipe de acordo com sua necessidade. Assim, o Predize se adapta às suas particularidades. As informações de tagueamento são enviadas para os dashboards da plataforma, fornecendo uma visão de indicadores sobre os chamados que estão sendo abertos junto à sua loja.

Além de organizar seu atendimento, as tags permitem análises da operação, identificação dos principais tipos de chamados abertos e visualização em tempo real do atendimento (uma funcionalidade excelente para gestores).

Com essas informações em mãos, é possível estabelecer planos de ação para resolver dores recorrentes. 

Se muitos chamados sobre problemas na entrega são abertos, por exemplo, é possível pensar em estratégias para melhorar o frete. Logo, o Predize otimiza muito mais que o atendimento e pode impactar outros pontos da sua operação!

Gestão por meio de dashboards

Para garantir que sua operação está trazendo performance e sendo produtiva, o Predize possui relatórios de atendimento que permitem a visualização de dados sobre o SAC e sobre a equipe.

O Predize ainda fornece métricas específicas de acordo com a jornada de compra do usuário. Em outras palavras, pré e pós-venda possuem indicadores específicos, que permitem uma visão 360 do seu e-commerce a partir do atendimento.

Para gestores, esta é uma excelente função, já que transforma atendimentos em números, permitindo avaliar como está o SAC, quais são os principais temas das mensagens, quantos chamados são respondidos no prazo de SLA dos marketplaces e muito mais.

Logo, os dashboards unem organização e gestão, de forma que toda a equipe percebe os benefícios! Confira em pormenores quais são as métricas disponíveis nos dashboards.

Indicadores gerais

  • volume de mensagens recebidas por hora;
  • média de atendimentos realizados dentro do prazo estabelecido pelo SLA dos marketplaces (com a possibilidade de criar filtros de pré e pós-venda, de canal de vendas e de conta);
  • gráfico de porcentagem com visão das tags utilizadas em cada chamado;
  • conversão de vendas por atendente.

Indicadores específicos de pré-venda

  • quantidade de chamados respondidos por atendente;
  • tempo médio de resposta por atendente;
  • comparativo dos atendimentos manuais (feitos no marketplace) e dos virtuais (feitos no Predize);
  • total de perguntas (com visão de chamados finalizados e abertos);
  • indicadores de perguntas recebidas, respondidas e não respondidas por conta.

Indicadores específicos de pós-venda

  • número total de chamados encerrados por atendente;
  • média de mensagens trocadas por chamado;
  • tempo médio de resposta por atendente;
  • número total de chamados recebidos, abertos e resolvidos por conta.

Indicadores específicos de reclamação

  • número total de reclamações;
  • número total de reclamações recebidas, não atendidas e resolvidas sem a equipe.

Estes indicadores permitirão que a equipe de SAC tenha métricas de performance, de forma que seja possível realizar análises do atendimento.

Agilidade com inteligência artificial

Por fim, o pilar de agilidade é contemplado no Predize com a MIA, a inteligência artificial que aprende conforme sua equipe a treina. A inteligência artificial (IA) responde chamados pré-venda no Mercado Livre, o que automatiza a solução das dúvidas abertas nas páginas de produtos.

É importante frisar que a MIA não é um chatbot genérico. Ela consegue responder usuários dando contexto e de forma humanizada, cumprimentando-o, sendo coerente e se despedindo.

Caso a MIA não consiga realizar o atendimento, ela rapidamente avisa o usuário que um atendente entrará em contato com ele, garantindo que a jornada de compra não será interrompida.

Relatórios específicos da MIA

Nos dashboards, é possível analisar relatórios da própria MIA, que demonstram:

  • número total de dúvidas respondidas pela IA
  • número total de dúvidas respondidas pelos atendentes
  • receita de atendimentos feitos pela MIA e pelos atendentes
  • taxa de conversão de atendimentos feitas pela MIA e pelos atendentes

Comparada a uma média dos atendentes, a MIA apresenta grandes benefícios na pré-venda, como:

  • 108% mais respostas;
  • 217% mais valor gerado nas vendas;
  • 77% mais taxa de conversão.

Conheça mais sobre os benefícios da MIA no vídeo case do ABC da Construção:

Portanto, o Predize traz mais agilidade no atendimento para sua equipe, garantindo um SAC mais estratégico para quem vende em vários marketplaces.

Para contar com as funcionalidades do Predize e garantir um atendimento com mais conversões e performance na operação nos marketplaces, solicite uma demonstração da plataforma! A equipe de atendimento agendará uma reunião para entender suas necessidades e como sua operação pode ser melhorada.

Confira também: Como funciona um Marketplace B2B

Equipe Predize
Politica de PrivacidadePolítica de Segurança da InformaçãoTrabalhe ConoscoCanal de ÉticaManual de FornecedoresSoluções DB1 Group
44 99115-2521
comercial@predize.com.br

Avenida Carneiro Leão, 563 - 2° Andar
Centro Empresarial Le Monde Sobreloja
Maringá, PR - CEP- 87014-010
O Predize é uma solução de atendimento (SAC) para quem vende em marketplaces. Centralize seu atendimento em um único lugar e atenda com mais agilidade suas conversões, pós-vendas e reclamações. Melhore sua performance, sua reputação e aumente suas vendas.