Automatização do atendimento de vendas online: conheça a centralização de SAC

28 de fevereiro de 2023 por Equipe Predize 🗨 Sem comentários

A automatização do atendimento de vendas online se tornou uma realidade com a popularização dos chatbots, que começaram a ser utilizados em sites de e-commerce e marketplaces para responder perguntas frequentes e agilizar o processo de contato com o cliente.

Os chatbots se tornaram mais sofisticados e capazes de permitir uma interação mais espontânea e humana com os clientes. Essas ferramentas de automatização de atendimento se tornaram mais robustas, permitindo a criação de fluxos de atendimento personalizados e integrados com outras ferramentas de gestão de vendas.

Neste post, mostraremos como funciona a automatização do atendimento com foco na centralização do SAC de marketplaces e todos os benefícios que promovem o aumento das vendas. Confira!

O que é a automatização do atendimento ao cliente?

A automação do atendimento ao cliente consiste no uso de tecnologias variadas para responder às perguntas e solicitações dos clientes de forma rápida e eficiente.

Ela pode envolver desde a simples resposta padrão para perguntas frequentes e até mesmo a interação completa do cliente com um assistente virtual. O objetivo é proporcionar uma experiência de contato mais ágil, personalizada e eficiente, reduzindo o tempo de espera e melhorando a satisfação do cliente.

Quais são os benefícios do atendimento automatizado?

Alguns dos benefícios da automatização do atendimento de vendas online são:

  • agilidade: uma vez que ela possibilita que empresas respondam às solicitações dos clientes em tempo real, o que reduz o tempo de espera de forma significativa;
  • escalabilidade: o uso dessa tecnologia permite que empresas lidem com um grande volume de solicitações sem a necessidade de contratar mais funcionários, permitindo lidar com picos de demanda sem perder a qualidade da comunicação;
  • redução de custos: pode reduzir os custos com funcionários, uma vez que essas tecnologias podem realizar tarefas repetitivas e rotineiras, permitindo que seus colaboradores se concentrem em tarefas mais complexas e de alto valor;
  • consistência: oferecem respostas consistentes e precisas, garantindo que as informações fornecidas sejam sempre as mesmas, independentemente do agente de atendimento que esteja interagindo ou não, com o cliente;
  • disponibilidade: presente 24 horas por dia, 7 dias por semana, permitindo que os clientes tenham acesso a informações e serviços a todo momento;
  • satisfação do cliente: melhora a satisfação do cliente, reduzindo o tempo de espera e proporcionando uma experiência mais agradável e eficiente.

Como usar a Centralização do SAC para vender mais online?

Ainda nesse sentido, a centralização de SAC pode ajudar a melhorar a experiência do cliente e, consequentemente, aumentar as vendas online por algumas razões. São elas: 

Respostas rápidas

Ao optar pela centralização de SAC, a equipe consegue responder mais rapidamente às solicitações dos clientes, o que pode levar a uma experiência mais positiva e aumentar a probabilidade de concluir uma venda ou mesmo da recompra.

Comunicação consistente 

Da mesma forma, ela ajuda a garantir que todas as mensagens dos clientes sejam gerenciadas de forma consistente e padronizada, evitando problemas de comunicação.

Análise de dados

Outra vantagem da centralização do SAC é a coleta de dados sobre as solicitações e problemas mais frequentes. Essas informações podem ser usadas para traçar estratégias que melhorem o processo de vendas e evitem problemas futuros.

Integração com outras ferramentas

A centralização do SAC também pode ser integrada com outras ferramentas, como CRM e até o sistemas de gestão de estoque. Isso possibilita que a equipe de vendas tenha acesso a informações importantes sobre seus consumidores.

Melhora da reputação 

Por fim, um SAC eficiente melhora a reputação da empresa, o seu ranqueamento nos marketplaces, além de atrair mais clientes e, consequentemente, aumentar o número de vendas.

Ferramentas de centralização: use a tecnologia a seu favor

As ferramentas de centralização de SAC e automatização do atendimento ao cliente são sistemas de gerenciamento que permitem centralizar e automatizar o atendimento em diversos canais de comunicação.

Elas utilizam tecnologias como inteligência artificial, chatbots, automação de fluxo de trabalho e análise de dados para agilizar o contato, melhorar a eficiência e a eficácia, reduzir erros e ainda aumentar a satisfação do cliente.

Como mencionamos, algumas das funcionalidades dessas ferramentas oferecem:

  • integração de múltiplos canais de comunicação em uma única plataforma, permitindo que os agentes de atendimento possam gerenciar todas as interações com os clientes em um só lugar;
  • elaboração de respostas automáticas, liberando o tempo dos agentes para focar em tarefas mais complexas;
  • utilização de chatbots para atendimento inicial, triagem de problemas e encaminhamento para um agente especializado;
  • análise de dados para identificar padrões de comportamento, detectar problemas frequentes e fornecer insights para aprimorar a estratégia de atendimento;
  • integração com outros sistemas de gestão, como CRM, ERP e plataformas de e-commerce.

É essencial ter em mente que, ao optar por centralizar o atendimento em uma única plataforma, as empresas podem reduzir o tempo de resposta, aumentar a eficiência, melhorar a qualidade do atendimento, padronizar processos e, consequentemente, tornarem-se uma referência de mercado. 

Como saber se preciso automatizar o atendimento do meu marketplace?

Existem alguns sinais que podem indicar que é hora de automatizar o atendimento do seu marketplace:

Aumento no volume de mensagens 

Se o seu negócio tem crescido e você está recebendo mais mensagens de clientes, pode ser difícil gerenciar tudo manualmente. Neste caso, a automatização pode ajudar a lidar com o grande volume de mensagens e garantir uma resposta mais rápida e eficiente.

Demora no atendimento

Da mesma forma, se a sua equipe está tendo dificuldades em atender todas as mensagens de forma rápida e eficiente, pode ser um sinal de que a automatização do atendimento seria útil. Com ela, as respostas podem ser enviadas instantaneamente, sem a necessidade de espera pela disponibilidade dos atendentes.

Baixa pontuação no atendimento 

Caso a sua loja virtual receba muitas avaliações negativas, pode ser um sinal de que é necessário melhorar o serviço de comunicação. A automatização do atendimento pode ajudar a melhorar a qualidade e velocidade das respostas, resultando em um aumento da reputação da loja.

Dificuldades em gerenciar múltiplas plataformas

Se o seu marketplace está presente em várias plataformas, pode ser difícil gerenciar a comunicação de todos eles manualmente. Por meio da centralização, é possível unificar todas as mensagens em um só lugar, facilitando o gerenciamento dos canais e otimizando o tempo e esforço da equipe de SAC.

É importante ressaltar que a automatização do atendimento de vendas online não deve ser vista como uma substituição completa do atendimento humano, mas sim, como uma forma de aumentar a eficiência e a qualidade do serviço prestado. Por isso, é fundamental que a equipe esteja preparada para lidar com as solicitações que exigem um atendimento humano, como casos mais complexos ou reclamações específicas.

Agora que você já sabe como funciona a automatização do atendimento, que tal conhecer o Predize que centraliza o atendimento e oferece mensagens automáticas e inteligência artificial? Entre em contato conosco.

Equipe Predize
Politica de PrivacidadePolítica de Segurança da InformaçãoTrabalhe ConoscoCanal de ÉticaManual de FornecedoresSoluções DB1 Group
44 99115-2521
comercial@predize.com.br

Avenida Carneiro Leão, 563 - 2° Andar
Centro Empresarial Le Monde Sobreloja
Maringá, PR - CEP- 87014-010
O Predize é uma solução de atendimento (SAC) para quem vende em marketplaces. Centralize seu atendimento em um único lugar e atenda com mais agilidade suas conversões, pós-vendas e reclamações. Melhore sua performance, sua reputação e aumente suas vendas.