Reputação no Mercado Livre: tudo o que você precisa saber para vender mais no marketplace

23 de fevereiro de 2023 por Equipe Predize 🗨 Sem comentários

O marketplace permite que sellers e compradores se conectem para a negociação de produtos e serviços, com oportunidades para negociantes dos mais diversos lugares. O Mercado Livre é a plataforma de comércio eletrônico líder na América Latina e para obter sucesso, é necessário oferecer mais do que qualidade nas mercadorias.

Preparamos este artigo para mostrar a importância de uma boa reputação no Mercado Livre e o que fazer para aumentar as suas vendas. Confira!

Qual é o diferencial da plataforma?

O Mercado Livre oferece aos vendedores uma plataforma acessível e fácil de usar para comercializar seus produtos, permitindo que pequenos e médios empreendedores tenham uma presença online e alcancem um público maior.

Além disso, a plataforma tem um sistema de proteção ao comprador que garante a segurança e confiança nas transações realizadas, sendo um ponto crucial para o sucesso de qualquer marketplace.

Por fim, o Mercado Livre investe em tecnologia e inovação para melhorar a experiência do usuário, incluindo ferramentas de pesquisa, diversas opções de pagamento, logística e atendimento ao cliente. Esses recursos tornam a plataforma mais atraente para vendedores e compradores, contribuindo para o aumento das vendas.

O que é reputação no mercado livre?

A reputação no Mercado Livre é um sistema que avalia a confiabilidade dos vendedores e compradores baseado em suas transações na plataforma. Cada usuário do Mercado Livre tem uma pontuação de reputação, composta por um conjunto de feedbacks positivos e negativos recebidos de outros usuários.

Essa reputação é importante por ser um indicador de confiabilidade e seriedade. Um dos diferenciais da pontuação de reputação de um vendedor é a visibilidade mostrada aos compradores, o que pode influenciar diretamente na decisão de compra. Da mesma forma, a reputação do comprador é essencial para o seller, já que indica que o usuário é confiável e responsável.

Além disso, o Mercado Livre utiliza o score de reputação como um fator para determinar a posição do vendedor nos resultados de busca da plataforma, ou seja, quanto melhor a sua reputação, maior a sua visibilidade na plataforma.

Reputação de vendedor no Mercado Livre e os impactos nas vendas

A reputação do vendedor no Mercado Livre é considerada um fator crítico que pode influenciar diretamente nas vendas realizadas na plataforma. Consumidores tendem a confiar mais em sellers que possuem uma pontuação mais alta com feedbacks positivos vindos de outros compradores. 

Da mesma forma, quanto maior a visibilidade na plataforma, maior é o impacto direto no aumento da taxa de conversão das vendas, possibilitando também a recompra e fidelização dos clientes. Isso ocorre devido aos algoritmos da plataforma que exibem vendedores com melhor reputação nos primeiros resultados de busca.

Uma pessoa recebendo sua entrega ao comprar de lojista com boa reputação no mercado livre

Novas regras para 2023

O Mercado Livre possui uma escala de cores de acordo com as avaliações da qualidade dos produtos e serviços oferecidos pelos vendedores. Também há diversos níveis relacionados à quantidade de pontos adquiridos.

Foi comunicado que a partir de 21 de março de 2023, haverá alterações nas exigências para cada cor e nível na plataforma.

Quais são as mudanças no Mercado Livre?

Os limites para cada variável em todas as cores e níveis serão alterados. Veja os novos limites:

Da mesma forma, haverá atualização do volume de vendas exigido para ser MercadoLíder — Programa de Reconhecimento do Mercado Livre. Os novos valores são os seguintes:

São consideradas “vendas concluídas” aquelas que já foram recebidas pelo comprador. 

O objetivo dessa mudanças é incentivar os vendedores a oferecerem um atendimento de qualidade, melhorando a experiência dos compradores e ainda contribuindo para o crescimento do negócio.

Como ganhar reputação no Mercado Livre?

Algumas boas práticas precisam ser seguidas para ganhar reputação de vendedor no Mercado Livre e conseguir aumentar as vendas. Saiba mais.

Descrição de produtos

É importante descrever claramente o produto oferecido, sabendo mesclar a objetividade de um texto certeiro com a especificação de detalhes importantes, como marca, modelo, cor, tamanho, etc. 

Outra questão importante é a inclusão de fotos de qualidade, que mostrem bem o item e ilustrem tudo o que foi escrito na apresentação.

Valores

Não é segredo para ninguém que um preço justo e competitivo é outro diferencial na hora de receber uma avaliação do comprador. Por isso, antes de subir seus itens, faça um estudo que considere o valor de mercado e a concorrência na plataforma.

Assim você garante que não terá prejuízo e consegue entender como agradar o bolso do consumidor.

Entrega de produtos

Cumprir o prazo de entrega é fundamental para a satisfação do cliente, evitando reclamações e avaliações negativas. Da mesma forma, cuidar na embalagem e proteção dos itens é importante para evitar danos no transporte e garantir que o produto chegue em perfeito estado ao comprador.

Garantia e políticas de devolução

Oferecer garantia e políticas claras de devolução e troca pode passar confiança ao cliente e evitar problemas futuros.

Feedback

Solicitar feedbacks dos clientes sobre a experiência de compra é uma forma de identificar pontos fortes e fracos do atendimento, além de sinalizar para os demais clientes que a opinião de cada um é valorizada pelo seu negócio.

Atendimento ao cliente

Responder rapidamente às suas dúvidas e oferecer informações precisas e esclarecedoras sobre os produtos é um fator primordial para a satisfação do consumidor e, consequentemente, para avaliações positivas.

Qual é o impacto do atendimento na pontuação de vendedores do Mercado livre?

No Mercado Livre, é essencial frisar que o sistema de reputação da plataforma considera as avaliações e comentários dos compradores no momento de realizar o seu ranqueamento na plataforma.

Os compradores avaliam diversos aspectos do atendimento ao comprar em um marketplace, como a clareza e objetividade na comunicação, a rapidez e eficiência das respostas, a cortesia e respeito, entre outros. 

Ao avaliar esses aspectos, é possível deixar uma pontuação positiva, neutra ou negativa para o seller, além de um comentário explicando o motivo da avaliação escolhida.

Assim, um atendimento de qualidade pode resultar em uma maior quantidade de considerações positivas e, consequentemente, uma pontuação de reputação mais alta. Por outro lado, um atendimento ruim pode gerar avaliações negativas e afetar negativamente o ranqueamento do vendedor.

É importante lembrar que, no Mercado Livre, a reputação é pública e fica visível para todos os consumidores.

Como a automatização do atendimento pode melhorar a reputação de um vendedor do Mercado Livre?

A automatização do contato com o cliente é uma estratégia interessante para melhorar a reputação de um vendedor no Mercado Livre. Isso porque, ao utilizar um robô de atendimento, é possível garantir respostas mais rápidas e eficientes, impactando positivamente na experiência de compra e, consequentemente, na avaliação do comprador.

Como vimos, a automatização do contato, a qualidade no atendimento, a descrição completa do produto, o prazo de entrega, as garantias e todo o suporte oferecido pelo vendedor são essenciais para atingir uma boa reputação no Mercado Livre e potencializar suas vendas.

Precisa de ajuda para lidar com o alto volume de mensagens de consumidores em seus marketplaces de vendas? O Predize é a solução que você precisa! 

A plataforma de atendimento ao cliente centraliza e agiliza as respostas em grandes canais de vendas, como Mercado Livre, Magalu, Americanas Marketplace, Via, e muito mais. Com o Predize, sua equipe de atendimento ganha em produtividade e eficiência. 

Confira também: Como funciona um Marketplace B2B

Equipe Predize
Politica de PrivacidadePolítica de Segurança da InformaçãoTrabalhe ConoscoCanal de ÉticaManual de FornecedoresSoluções DB1 Group
44 99115-2521
comercial@predize.com.br

Avenida Carneiro Leão, 563 - 2° Andar
Centro Empresarial Le Monde Sobreloja
Maringá, PR - CEP- 87014-010
O Predize é uma solução de atendimento (SAC) para quem vende em marketplaces. Centralize seu atendimento em um único lugar e atenda com mais agilidade suas conversões, pós-vendas e reclamações. Melhore sua performance, sua reputação e aumente suas vendas.