Como melhorar a experiência do cliente: confira 4 dicas de atendimento 

18 de janeiro de 2023 por Equipe Predize 🗨 Sem comentários

Saber como melhorar a experiência do cliente é fundamental se você quer se destacar em um mercado competitivo como o do e-commerce. 

Nos últimos anos o conceito de Customer Experience (CX) ganhou espaço na gestão de negócios online e não é por acaso. 

O consumidor atual está cada vez mais seguro para realizar compras pela internet e, ao mesmo tempo, seu nível de exigência também é maior. 

Se você quer conquistar o público definitivamente, precisa pensar em cada detalhe da jornada de compra, pois a experiência passa por todas elas. 

Neste artigo, vamos falar de uma das etapas mais importantes, presente em diversos pontos da jornada, o atendimento. Confira as dicas que preparamos para você impactar a experiência do seu cliente de forma positiva.  

Customer Experience: o que é experiência do cliente 

painel de como melhorar a experiência do cliente
Melhorar a experiência do cliente com atendimento pode impactar diretamente nos resultados em vendas

O universo das vendas online fez emergir no mercado conceitos novos que surgiram a partir da necessidade do próprio consumidor. Esse é o caso da experiência do cliente ou Customer Experience (CX), em inglês. 

Entender esses novos conceitos e aplicá-los na gestão do negócio online é essencial para manter-se competitivo no mercado. 

No caso de CX, o termo se refere a toda a jornada de compra do cliente, desde o primeiro contato com a marca até o pós-venda e a recompra. 

Customer Experience representa a impressão que o usuário tem da sua empresa durante e após a compra. Em níveis mais subjetivos, se refere inclusive às sensações geradas pelo contato com a sua marca. 

Se você ainda não está pensando em como melhorar a experiência do cliente pode acabar ficando para trás e perder vendas.  

Como melhorar a experiência do cliente 

Melhorar a experiência do cliente é pensar em todas as etapas da jornada de compra e planejar cada detalhe desses pontos, priorizando os mais estratégicos para a empresa. 

Entretanto, não basta olhar apenas para os seus objetivos. As práticas de CX devem ser aplicadas conforme a necessidade do cliente. Por isso, antes de tudo, você precisa conhecer muito bem o seu público-alvo. 

Saber o que o consumidor do seu produto ou serviço valoriza permitirá criar experiências incríveis que atendem as suas expectativas. 

Por exemplo, você já pensou que, incialmente, o seu cliente é um usuário das plataformas de venda online? Seja no seu site ou em marketplaces, é através dessas estruturas que acontece parte da experiência. 

Outro ponto importante é o atendimento, afinal ele faz parte de diferentes etapas da jornada e tem um grande impacto na experiência do cliente. Por isso, daqui para frente vamos focar nesse ponto.  

4 dicas para impactar a experiência do cliente com atendimento 

melhorar customer experience com atendimento
O atendimento é um dos pilares do CX por estar presente em diversas etapas da jornada de compra

Como mencionamos, Customer Experience é um conceito amplo que se refere a uma jornada inteira. O atendimento ao cliente é parte dessa jornada, porém tem um impacto decisivo no resultado. 

Quando ocorrem erros em outros pontos é possível reverter o problema e resgatar a satisfação do cliente com um bom atendimento. No entanto, se o atendimento falhar, praticamente não restam meios de resgatar a sua confiança. 

Quer saber como melhorar o seu atendimento ao cliente e impactar de forma positiva a sua experiência? Preparamos 4 dicas, confira! 

1- Centralize o SAC  

Anunciar em diferentes plataformas de venda online é uma tendência de mercado que aumenta a performance e garante a escalabilidade do negócio. 

No entanto, acompanhar a demanda de atendimento dessa estratégia pode ser um desafio se você não centralizar o SAC

Para proporcionar uma boa experiência ao cliente através do atendimento, você precisa garantir que a qualidade do suporte seja padrão em todos os canais. 

Essa padronização pode ser atingida com o apoio de uma ferramenta de centralização do atendimento.  

Esse tipo de plataforma utiliza recursos de automatização e inteligência artificial para agilizar o processo sem perder qualidade.  

2- Foque em automatização humanizada 

Atendimento automatizado e humanizado não são opostos. Atualmente é possível agilizar processos através de automatização sem deixar de lado a personalização do suporte. 

Para isso, você deve contar com o apoio de uma plataforma que tenha funcionalidades para responder os clientes de forma mais rápida e automática, sem perder a humanização 

Neste ponto, o uso da tecnologia e o treinamento adequado da equipe devem andar juntos.  

3- Use a inteligência artificial como aliada no atendimento 

Usar inteligência artificial no atendimento é uma excelente maneira de agilizar o processo reduzindo ao máximo a robotização do suporte. 

Com a ferramenta de SAC adequada, você poderá se beneficiar desse recurso para personalizar o atendimento inicial, reduzir o tempo de resposta ao cliente e aumentar a assertividade da solução. 

4- Garanta um pós-venda de qualidade para melhorar a experiência do cliente 

Fidelizar clientes é uma das melhores maneiras de aumentar o faturamento com menos esforço.  

Com um atendimento pós-venda de qualidade você aumenta as chances de uma recompra e estimula a indicação. 

O investimento nesse tipo de atendimento impacta positivamente a sua imagem, aumenta a satisfação do cliente e torna a sua empresa mais competitiva.  

Considerando que o consumidor já passou por toda a jornada de compra da sua marca, o pós-venda é um prato cheio para trabalhar Customer Experience. Afinal, você já conhece o seu comportamento e suas preferências. 

Quer melhorar a experiência do cliente qualificando o seu atendimento?  

Conheça o Predize, uma ferramenta que centraliza o atendimento dos canais de vendas em um mesmo lugar, agiliza e automatiza respostas por meio de Inteligência Artificial e, ainda, gera relatórios de dados sobre atendimento.  

Clique no banner abaixo para falar com um especialista do Predize e encontrar a melhor solução para o seu negócio online.

banner contato predize

Confira também: Como funciona um Marketplace B2B

Equipe Predize
Politica de PrivacidadePolítica de Segurança da InformaçãoTrabalhe ConoscoCanal de ÉticaManual de FornecedoresSoluções DB1 Group
44 99115-2521
comercial@predize.com.br

Avenida Carneiro Leão, 563 - 2° Andar
Centro Empresarial Le Monde Sobreloja
Maringá, PR - CEP- 87014-010
O Predize é uma solução de atendimento (SAC) para quem vende em marketplaces. Centralize seu atendimento em um único lugar e atenda com mais agilidade suas conversões, pós-vendas e reclamações. Melhore sua performance, sua reputação e aumente suas vendas.