4 dicas de como se destacar da concorrência nos marketplaces 

3 de abril de 2023 por Equipe Predize 🗨 Sem comentários

Já parou para pensar por que alguns usuários decidem comprar de outros vendedores online após visitarem os seus produtos? Entender o que está por trás dessas decisões é fundamental para conseguir se destacar da concorrência e tornar seu marketplace mais competitivo. 

Pensando nisso, criamos o artigo para explicar os principais que motivos levam os compradores a escolherem os concorrentes e 4 dicas do que você pode fazer para mudar esse cenário e se destacar da concorrência. Confira! 

Por que seu cliente escolhe a concorrência? 

 A concorrência é a instância mais estratégica e importante para crescer no e-commerce. Não deve ser vista como uma ameaça, mas como fonte útil de informações que nos ajudarão a fortalecer o negócio, aprimorar processos e criar melhores estratégias de venda online. 

Sendo assim, é importante ver essa análise a partir de um ponto de vista didático, para descobrir o que leva os clientes a comprarem de outros anúncios semelhantes, mesmo após visitarem os nossos. Conheça os principais motivos.  

Melhor reputação da concorrência 

Nos marketplaces, os usuários encontram muitos anúncios semelhantes do mesmo produto e para saber de qual é seguro comprar, costumam, primeiro, analisar uma informação-chave do vendedor que é a reputação.  

E a reputação serve como o cartão de visitas do vendedor e fala, diretamente, da qualidade e confiabilidade dos nossos produtos e serviços, ajudando-o a se destacar da concorrência.

No Mercado Livre, por exemplo, a reputação é exibida em formato de termômetro junto às informações mais importantes do vendedor no anúncio como quantidade de vendas, qualidade do atendimento e envio de produtos dentro do prazo. E também serve para mostrar se o vendedor oferece ou não uma boa experiência de compra online

A partir da análise e da comparação dessas informações em cada anúncio, o cliente decide qual comprará. Consequentemente, se a reputação da concorrência for melhor do que a nossa, os compradores poderão optar por comprar com ela, em vez de escolher nossos anúncios

Anúncios mais completos e atraentes 

Se um comprador visita o nosso anúncio e não encontra as informações necessárias para entender do que se trata o produto, quais são suas funcionalidades, podemos correr o risco que ele feche o anúncio e perca o interesse.

Por outro lado, sempre existe a possibilidade que ele desistia da compra, especialmente se for um produto novo no mercado ou se não tiver seguro em relação à aquisição, devido à falta de informações.

Não podemos esquecer que no varejo tradicional, o comprador pode tocar, sentir, experimentar e testar o produto antes de fazer a compra. Já no e-commerce, essa tomada de decisão é feita de forma mais tangencial, a partir de fotos, vídeos e informações que o vendedor insere no anúncio. 

Isso faz com que os compradores sejam muito mais cuidadosos antes de dar o clique final. Por isso, a melhor oferta e o anúncio escolhido serão aqueles que deixem o usuário confortável e confiante para finalizar a compra, sem medo de receber algo diferente ou com qualidade do esperado. 

Preços mais competitivos 

Outro fator determinante na escolha do comprador é o preço dos produtos. Quando um usuário pesquisa por um produto nos marketplaces, ele não encontra apenas anúncios similares daquele item, mas também preços muito parecidos. 

Se durante este processo, ele encontra um concorrente com um preço mais baixo, é provável que o comprador escolha comprar com ele, em vez do vendedor. Para evitar isso, é necessário trabalhar com preços competitivos que sejam, suficientemente, atrativos para conquistar o comprador, mas sem afetar a rentabilidade do negócio. 

Melhores condições de venda 

 Cada vez mais decisiva na tomada de decisão do comprador, a oferta de condições especiais de venda, como frete grátis, parcelamento sem juros, garantias estendidas, seguros e política de devolução têm se tornado um diferencial competitivo muito importante para quem vende online. 

Quando o comprador compara dois anúncios, escolherá aquele que tiver a melhor oferta. Por isso, é fundamental analisar a concorrência para descobrir qual é o seu diferencial e porque os compradores escolhem comprar dela. Isso nos permitirá saber se nossos concorrentes trabalham com condições de venda mais vantajosas e o que podemos fazer para aprimorar a nossa oferta, não perder a venda e ainda conseguir se destacar da concorrência. 

Melhor atendimento ao cliente 

Uma experiência de compras negativa é o primeiro passo para perder um comprador para a concorrência e talvez, para sempre. Não importa se você trabalha com varejo online ou offline, um bom atendimento e uma experiência de compra são fatores fundamentais para conquistar o comprador e fazer a venda

Se seu concorrente responde às perguntas de forma mais rápida, oferece um atendimento mais prestativo e amigável do que você, maiores são as chances que ele escolha a concorrência. Sendo assim, é importante manter uma boa reputação, atraindo novos clientes e mais rentabilidade para o seu negócio.  

Como se destacar da concorrência nos marketplaces

Agora é hora de descobrir o que podemos fazer para nos destacar dos outros vendedores e não perder mais nenhuma venda online. O primeiro passo deve ser a análise e monitoramento dos nossos concorrentes para conhecer todas as mudanças que fazem em suas ofertas e, assim, conseguir reagir a tempo.  

O segundo passo é aprimorar nossas estratégias para melhorar o seu desempenho e superar a concorrência nos marketplaces.  

1. Foque nos anúncios mais lucrativos 

Para não perder vendas para concorrência, é fundamental conhecer produtos que possuem melhor desempenho e geram mais rentabilidade para o seu negócio online. No e-commerce, existe uma regra chamada de Lei de Pareto ou Princípio 80/20 que explica que 20% dos nossos anúncios são responsáveis por 80% do faturamento

Por meio dela, conseguimos identificar quais são os anúncios mais lucrativos, mais importantes do negócio e que devem ser priorizados na hora de investirmos esforço, tempo e recursos. Para saber que anúncios têm melhor desempenho, você pode contar com ferramentas de informações e análise, como a Nubimetrics, que nos permite identificar rapidamente quais anúncios geram 80% das vendas. 

Identificar esses anúncios será fundamental para saber onde focar seus esforços, de modo a mantê-los competitivos e reduzir as chances de o comprador escolher comprar da concorrência. 

2. Crie anúncios atraentes usando palavras-chave 

As palavras-chave são um dos elementos mais importantes e estratégicos na criação dos anúncios, além de serem fundamentais para obter um bom posicionamento, atrair a atenção dos compradores e se destacar da concorrência nas listagens de produtos nos resultados de pesquisa. 

Exemplo de ranking de palavras-chave mais pesquisadas no Mercado Livre. Fonte: Nubimetrics 

Ao incorporar palavras-chave e termos relacionados nos títulos, descrições e fichas técnicas, melhoramos a visibilidade dos anúncios, ajudamos os compradores a encontrar mais facilmente nossos produtos e aumentamos as chances de receber mais visitas qualificadas nos marketplaces. 

3. Invista em produtos com alta demanda e pouca concorrência 

Outra estratégia muito eficiente para se destacar da concorrência e conquistar mais compradores, é investir em produtos com pouca concorrência e vendas em crescimento no mercado online. Como fazem parte de nichos menos competitivos, os produtos têm como vantagem serem mais fáceis de se posicionar nas listagens de produtos. 

Dessa forma, temos mais possibilidades de atrair a atenção do consumidor e gerar mais vendas para o negócio. Basta seguir 2 passos para encontrar produtos com alta demanda e pouca concorrência em marketplaces: 

  • analise a demanda e a competitividade das categorias: para saber quais possuem poucos vendedores e poucas lojas oficiais em sua concorrência; 
  • investigue tendências para encontrar oportunidades em produtos com alta demanda, quando a oferta é limitada. 

4. Ofereça uma excelente experiência de compra ao seu cliente 

 A experiência de compra que oferecemos ao comprador é um dos pontos mais importantes para nos destacar da concorrência. Um bom atendimento, que vá além da cordialidade, e ofereça ao cliente todas as informações que precisa, com respostas rápidas e de qualidade, torna-se diferencial para conquistar o comprador e garantir a venda. 

Sabemos que o dia a dia dos vendedores do e-commerce costuma ser agitado e com muitas atividades, por isso, é fundamental contar com as ferramentas certas que nos ajudem a agilizar nosso trabalho e proporcionar aos nossos clientes um atendimento eficiente antes, durante e após a venda

Como mencionamos, é importante entender os motivos que levam os usuários a buscarem a concorrência para traçar estratégias alinhadas ao negócio que possam ajudar o marketplace a se destacar da concorrência e aumentar as vendas. 

Agora que você conheceu um pouco mais sobre essas estratégias, que tal conhecer a Nubimetrics, a plataforma que fornece informações inteligentes para vendedores de e-commerce impulsionarem os seus negócios? 


💡 Aumente suas vendas online com a Nubimetrics! Saiba mais sobre essa ferramenta de análise de informações pode ajudar você a vender mais e crescer no Mercado Livre💡 

Equipe Predize
Politica de PrivacidadePolítica de Segurança da InformaçãoTrabalhe ConoscoCanal de ÉticaManual de FornecedoresSoluções DB1 Group
44 99115-2521
comercial@predize.com.br

Avenida Carneiro Leão, 563 - 2° Andar
Centro Empresarial Le Monde Sobreloja
Maringá, PR - CEP- 87014-010
O Predize é uma solução de atendimento (SAC) para quem vende em marketplaces. Centralize seu atendimento em um único lugar e atenda com mais agilidade suas conversões, pós-vendas e reclamações. Melhore sua performance, sua reputação e aumente suas vendas.