Robô de atendimento: como usar a inteligência artificial nas vendas online 

3 de fevereiro de 2023 por Equipe Predize 🗨 Sem comentários

Vamos supor que você finalizou uma compra durante uma noite de insônia e teve dúvidas sobre a política de entrega. Se antes esse tipo de questionamento só seria respondido durante o horário comercial, com o uso de um robô de atendimento com inteligência artificial o retorno é praticamente imediato. 

Mas é possível garantir a humanização nesse tipo de assistência? E como usar a IA no meu negócio online? Clique no texto para descobrir as respostas dessas e outras questões envolvendo robôs de atendimento. 

A evolução da ferramenta de SAC 

Para falar sobre robôs de atendimento e do uso da inteligência artificial buscando melhorar a experiência do cliente, é essencial voltar no tempo e entender um pouco melhor sobre o papel e a evolução do SAC. 

Sigla para Atendimento ao Cliente, esse é um serviço cujo foco sempre foi tornar a sua comunicação com o consumidor mais eficiente e eficaz. 

No início, esse tipo de contato era feito por telefone ou pessoalmente, o que poderia ser demorado e até mesmo ineficaz. Com o avanço da tecnologia, as empresas começaram a utilizar ferramentas mais modernas, como o e-mail e o chat para fornecer esse tipo suporte.  

Com a evolução desse tipo de automação, as ferramentas de SAC incluíram recursos de inteligência artificial, como chatbots e assistentes virtuais. Essa modificação trouxe uma redução significativa na carga de trabalho dos agentes de atendimento ao cliente, uma vez que os robôs passaram a lidar com solicitações de suporte básicas de forma autônoma. 

Atualmente, podemos perceber que as ferramentas de SAC estão se tornando cada vez mais integradas com outros mecanismos de negócios. O que possibilita que as empresas tenham uma visão mais completa do relacionamento com o cliente e possam tomar decisões informadas para melhorar a satisfação do seu consumidor.

pessoa realizando compra online com cartão na mão
O atendimento ao cliente com robô de atendimento tem acompanhado as evoluções da forma de comprar dos consumidores.

O que é um robô de atendimento? 

Começando do início, um robô de atendimento, também conhecido como chatbot, é um software automatizado projetado para simular uma conversa.  

Geralmente usados em vendas online para auxiliar clientes que precisam encontrar informações sobre produtos e serviços, realizar pedidos, resolver problemas e responder outros questionamentos. Eles são alimentados por inteligência artificial (IA) e usam tecnologias de processamento de linguagem natural (NLP) para tornar a comunicação mais natural. 

Uma de suas maiores vantagens é a versatilidade, já que podem ser integrados em diversos canais e plataformas, como sites, aplicativos, redes sociais. 

Pensando em um atendimento inteligente, esses robôs podem ser programados para responder perguntas frequentes e automatizar tarefas repetitivas, como encaminhar clientes para o departamento certo ou fornecer certas informações de contato.  

Outra possibilidade interessante é a de programá-los para estudar e antecipar as necessidades dos clientes, podendo sugerir produtos e serviços baseados em interações anteriores. 

Além disso, como comentamos anteriormente, esse tipo de mecanismo pode ser usado para aumentar a eficiência do seu SAC, já que permite que vários consumidores sejam atendidos simultaneamente e possibilita o suporte 24 horas, 7 dias por semana. 

Inteligência artificial e humanização  

exemplo de um rôbo de atendimento
Sim, é possível garantir a humanização do contato mesmo usando robôs de atendimento.

Um dos maiores questionamentos quando se trata da pauta “atendimento robotizado” é, definitivamente, o medo que a modernização do serviço faça com que ele perca a sua humanização. 

Porém, com estudos e investimento é, sim, possível ter uma inteligência artificial (IA) humanizada no seu atendimento ao cliente.  

Uma dessas técnicas consiste no processamento de linguagem natural (NLP), que permite que a IA compreenda e responda de forma mais natural às perguntas dos clientes. Esse tipo suporte é possível usando técnicas como: 

  • Reconhecimento de fala;  
  • Análise semântica; 
  • Modelos de linguagem pré-treinados. 

Além disso, o uso de tecnologias de aprendizado automático (também conhecida como Machine Learning) possibilita que a inteligência artificial se adapte às necessidades do consumidor, fornecendo, ao longo do tempo, respostas mais precisas e relevantes.

Outra técnica é a personalização, que faz com que o robô de atendimento se adapte ao perfil individual do cliente, oferecendo sugestões e respostas personalizadas. Uma das maiores vantagens nesse sentido é a criação da sensação de proximidade, que melhora a experiência daquele comprador

Ambas as técnicas permitem que, com consentimento, a IA tenha acesso a informações sobre o histórico do cliente, entendendo as suas preferências e se adaptando para um atendimento mais inteligente. 

Além da análise de comportamento do consumidor, a humanização também pode ser alcançada através de um design de interface amigável e da personalização do conteúdo das páginas, usando técnicas de UX Writing

É possível ter um atendimento rápido e humanizado? 

Como você pode perceber, é, sim, possível ter um atendimento rápido e humanizado. Mas, para isso, é preciso fazer investimentos para treinamentos e o uso de tecnologias que se adaptem às necessidades da sua operação.

Assim, algumas das estratégias que podem ser adotadas incluem: 

  • Natural Language Processing (NLP): utilizando tecnologias de processamento de linguagem natural (NLP), os robôs de atendimento entendem e responder às perguntas dos clientes de forma mais natural; 
  • Personalização: baseada em interações anteriores, a IA pode ser programada para personalizar a solução de problemas, sugerir produtos e até adaptar o tom da conversa. 
  • Integração com outros sistemas: usando processos como CRM ou o sistema de gerenciamento de pedidos, as inteligências artificiais conseguem obter informações sobre o histórico do cliente e sua comunicação, garantindo uma conversa mais precisa e relevante. 
  • Atualização e manutenção constante: para garantir o sucesso dessa implementação, é essencial manter o robô de atendimento sempre atualizado, monitorando constantemente as interações e mensurando a experiência do consumidor. 

Como usar um robô de atendimento a favor do meu negócio online? 

Algumas das maneiras de se usar os robôs de atendimento para aumentar a eficiência e rentabilidade de um negócio online são: 

Otimização de SEO 

A inteligência artificial pode ser programada para analisar dados do site e do mercado, identificando palavras-chave e tendências relevantes para o seu segmento. Esse tipo de estratégia te ajuda a otimizar o conteúdo do site, além de aumentar o tráfego orgânico (ou as visitas conquistadas de forma espontânea). 

Personalização do conteúdo 

mockup de carrinho de compras sobre celular e tablet
Algumas das formas de se usar a IA para melhorar a experiência do seu cliente é estudar tendências relevantes e personalizar o conteúdo do site. 

Como comentamos anteriormente, a IA pode ser usada para personalizar o conteúdo e as recomendações de produtos para cada cliente. Isso acontece tendo como base os interesses, histórico de buscas e compras anteriores de cada pessoa. Uma das maiores vantagens desse tipo de estratégia está no fato de que, com a proximidade do atendimento, você aumenta aumentar consideravelmente a probabilidade de conversão e obtêm sucesso na fidelização de clientes

Análise de dados 

A IA pode ser usada para analisar grandes quantidades de informações, como dados de vendas e de comportamento dos consumidores. Isso permite que você identifique tendências e oportunidade de crescimento. 

Automatização de tarefas com um robô de atendimento

Outra das vantagens do uso de robôs de atendimento está na automatização de tarefas repetitivas, como o processamento de pedidos e respostas a perguntas comuns, liberando tempo para o seu time se concentre em responsabilidades mais estratégicas. 

Previsão de demanda 

A IA pode ser usada para prever a demanda futura de produtos ou serviços, permitindo que as empresas possam se preparar e ajustar sua produção, estoque e vendas de acordo com a demanda. 

MIA: um exemplo de robô de atendimento 

Um bom exemplo do uso de robô no SAC é a MIA, a inteligência artificial da plataforma Predize, que centraliza e automatiza o atendimento em marketplaces. 

Segundo dados do Chat-Commerce Report 2022, da empresa, OmniChat, a taxa de conversão em vendas pode cair de 23% para 1% se você demorar 1 dia para responder o cliente. 

Foi pensando em uma solução para esse tempo de resposta que o Predize desenvolveu a MIA que responde em apenas alguns segundos e de forma completa. A configuração da inteligência artificial na ferramenta garante agilidade para melhorar a reputação nos marketplaces e aumentar a conversão em vendas.  

Automatize a sua plataforma de SAC 

Como você pode perceber ao longo do texto, o atendimento ao cliente é uma parte crucial do sucesso de qualquer marketplace e a IA tem se tornado uma ferramenta cada vez mais valiosa para melhorar a eficiência e a eficácia do seu SAC. 

Aliando a arquitetura de micro serviços com uma hospedagem em ambiente seguro, com o Predize, times de SAC têm muito mais praticidade para responder com agilidade e menos esforço para focar na experiência do consumidor.  

Outra das vantagens está na possibilidade de integração de múltiplas contas, possibilitando a solução de problema e respostas de diversos questionamentos em um único lugar. 

Entre em contato clicando no banner abaixo e automatize o seu SAC!

Confira também: Como funciona um Marketplace B2B

Equipe Predize
Politica de PrivacidadePolítica de Segurança da InformaçãoTrabalhe ConoscoCanal de ÉticaManual de FornecedoresSoluções DB1 Group
44 99115-2521
comercial@predize.com.br

Avenida Carneiro Leão, 563 - 2° Andar
Centro Empresarial Le Monde Sobreloja
Maringá, PR - CEP- 87014-010
O Predize é uma solução de atendimento (SAC) para quem vende em marketplaces. Centralize seu atendimento em um único lugar e atenda com mais agilidade suas conversões, pós-vendas e reclamações. Melhore sua performance, sua reputação e aumente suas vendas.