Marketplace B2B: como funciona e quais as vantagens?

28 de fevereiro de 2022 por Clara Dantas 🗨 Sem comentu00e1rios

Se você atua em ecommerce, já deve ter ouvido falar em marketplace B2B. Afinal, do que se trata? Quais suas vantagens e estratégias? Leia o texto a seguir e descubra!

O que é um marketplace B2B? 

Vamos começar pelo básico, entendendo o que é B2B. Esta sigla significa “Business to Business” (em português, negócio para negócio). Um marketplace B2B consiste, então, em uma plataforma de vendas-online, formada por organizações que oferecem produtos ou serviços dentro dessa modalidade (ou seja, somente entre lojistas). Em resumo, trata-se de um marketplace para empresas. 

Por ser um modelo de negócio mais nichado, é necessário entender suas especificidades, incluindo classificações, benefícios e possibilidades. Continue lendo para saber mais! 

Tipos de marketplace B2B 

Marketplaces B2B podem ser categorizados de acordo com o tipo de bens que oferecem. Veja quais as diferenças entre eles. 

Marketplace B2B de produtos 

Conecta diferentes empresas que trabalham com a venda de produtos. Alguns exemplos reais de marketplaces que atuam dessa forma (além da modalidade B2C): Americanas, Shoptime, Submarino, Walmart e Elo7. 

Marketplace B2B de serviços 

Reúne organizações e profissionais que podem oferecer serviços uns aos outros. Por exemplo, uma empresa de construção pode contratar engenheiros, técnicos e operários através desse tipo de plataforma. 

Marketplace B2B híbrido 

Opera em ambos os modelos: tanto na oferta de produtos, como na de serviços. É comum no caso de marketplaces que vendem determinados equipamentos e oferecem, também, a mão-de-obra necessária para sua instalação.

Quais as vantagens? 

Em comparação a outros modelos de marketplace, o B2B possui maior potencial de faturamento em menor tempo, já que conta com bastante procura e processos otimizados. Entenda melhor este e outros benefícios que merecem destaque. 

Necessidade de mercado 

Qualquer empresa, independentemente de seu segmento de atuação, precisa comprar produtos e contratar serviços. A grande maioria faz isso tradicionalmente, fora do meio digital. 

Sabendo que a tecnologia pode facilitar esse processo, oferecendo uma gama de possíveis fornecedores e orçamentos, é seguro afirmar que os recursos disponíveis em um marketplace B2B são bastante promissores, pois suprem a uma necessidade real e contínua do mercado.

Pessoa utilizando laptop para acessar um marketplace B2B.

Atuar em um marketplace B2B significa ter a certeza de que há uma demanda a ser atendida, com empresas buscando adquirir seus produtos ou serviços.

Mais opções ao comprador 

As lojas compradoras têm acesso a várias opções de fornecimento, divididas em categorias – reduzindo, assim, as despesas decorrentes da pesquisa por novos fornecedores. 

Além disso, conseguem negociar melhores preços, prazos de entrega e formas de pagamento; e realizar operações com maior segurança, devido a políticas internas que minimizam falhas nas vendas B2B. 

Maior performance do fornecedor 

Para a empresa fornecedora, fazer parte de um marketplace B2B oferece uma série de vantagens, como: 

  • Aumento da visibilidade, do alcance e, por consequência, do volume de pedidos; 
  • Possibilidade de disponibilizar todo o seu catálogo de produtos e serviços em um único lugar;
  • Conquista e fidelização de clientes;
  • Fortalecimento de sua credibilidade, ao atender corporações sólidas;
  • Otimização de estratégias, com custos menores e lucros maiores. 

Vendas mais previsíveis 

Através do ecommerce B2B, as empresas fazem negócio sem envolver o consumidor final. Dessa forma, as transações são mais previsíveis, pois quem compra são organizações com altas demandas e orçamentos definidos especificamente para isso. 

Prospecção eficiente 

Em um marketplace B2B, o contato e com clientes ocorre com maior facilidade, pois o público é bastante específico, composto apenas por empresas. Ao trabalhar diretamente com vendas B2B, é mais simples saber como encontrar esses clientes, de que maneira abordá-los e até mesmo qual linguagem utilizar.

Homem feliz com os resultados alcançados por meio do marketplace B2B.

Através de um marketplace B2B, a prospecção e a aquisição de clientes são facilitadas, mesmo sem grandes investimentos em marketing ou em vendas.

Estratégias para a sua empresa 

Não adianta saber como fazer vendas B2B, mas não pensar em um plano de ações para implementação e consolidação da sua marca no ecommerce. Veja as dicas a seguir e prepare-se para aplicá-las ao seu negócio! 

Produza conteúdo 

O marketing de conteúdo pode ser um grande aliado na hora de fortalecer a autoridade da sua marca. Disponibilize informações que sejam realmente relevantes e atraiam o seu público. 

Textos em blog, guias de compras ou ebooks são exemplos de materiais que podem ser criados e nutridos para a captação de leads. 

Acompanhe o pós-vendas 

Mesmo depois de realizar a venda, atenda a todas as solicitações do cliente, dando atenção especial às reclamações e entendendo quais são os seus pontos de melhoria. 

Para ter um bom pós-venda, é fundamental investir em ferramentas de automação (como um hub de SAC) que agilizem a comunicação com seu público, com atendimento online e humanizado, sem deixar ninguém sem resposta. 

Mulher trabalhando com atendimento ao cliente em markeplace B2B.

Contar com uma solução digital que automatize o atendimento ao cliente é uma ótima estratégia para impulsionar o pós-vendas.

Mapeie seus concorrentes 

Estar presente em um marketplace B2B significa concorrer com outras empresas do mesmo nicho. Por isso, providencie um diagnóstico e uma análise de mercado; observe seus concorrentes diretos, de que forma eles têm se posicionado e quais produtos oferecem. 

Em seguida, invista nas vantagens competitivas e diferenciais do seu negócio, desenvolvendo a forma de comunicá-los ao seu público-alvo. 

De fato, marketplaces B2B são uma opção de empreendimento inovadora e lucrativa. Agora que você já sabe tudo a respeito deles, inicie sua jornada de inserção no meio digital. 

Conte com o Predize para garantir o melhor atendimento aos seus clientes, aumentar as vendas e reduzir custos!

Centralize seu SAC com Predize!

Clara Dantas

Apaixonada por Comunicação e suas inúmeras possibilidades. Trabalha com redação criativa, copywriting, storytelling e técnicas de SEO. Enxerga a escrita como uma forma de aprender e de transmitir conhecimento a outras pessoas.
Politica de PrivacidadeTrabalhe ConoscoCanal de Ética
44 99115-2521
comercial@predize.com.br

Avenida Carneiro Leão, 563 - 2° Andar
Centro Empresarial Le Monde Sobreloja
Maringá, PR - CEP- 87014-010
O Predize é uma solução de atendimento (SAC) para quem vende em marketplaces. Centralize seu atendimento em um único lugar e atenda com mais agilidade suas conversões, pós-vendas e reclamações. Melhore sua performance, sua reputação e aumente suas vendas.