Atendimento ao cliente: como melhorá-lo? 

22 de setembro de 2022 por victor matheus 🗨 Sem comentu00e1rios

O ritmo dos negócios é ditado pelos consumidores. Isso significa não apenas o quanto eles compram, mas a relação deles com a marca, que compreende interações e indicações. Esse relacionamento é estreitado com o atendimento ao cliente

Sabendo disso, é fundamental entender e agir de forma assertiva para apoiá-lo em cada etapa, principalmente nos dias atuais.  

O consumidor de hoje é o consumidor 3.0, que está conectado às novas tecnologias e que exige novas soluções todos os dias para ter suas demandas supridas de forma rápida e prática.  

Afinal, ele é altamente informado, conectado, exigente, sensível a preços e deseja um atendimento instantâneo e exclusivo

Para as marcas, principalmente de varejo, ter em mente as características desse cliente, auxilia em todas as etapas de contato com ele para que sejam mais assertivas. 

Por isso, proporcionar uma experiência diferenciada para esse público requer a combinação do fator humano e da tecnologia. Confira, a seguir, as principais dicas para implantar no seu negócio. 

1. Mapeie comportamentos 

Por não querer ser mais um em meio à multidão, o consumidor 3.0 tem como seu maior desejo um atendimento personalizado.  

Mulheres de blazer, analisando dados sobre os clientes na empresa, concentradas.
Analise os dados dos seus consumidores para realizar um atendimento focado em quem realmente compra com você.

Lembre-se: seu público é único, portanto, deixe de lado as generalizações e siga medidas assertivas para mapear o comprador ideal e personalizar seu atendimento

  1. Mantenha um relacionamento mais estreito com o consumidor e o escute por meio de chamadas ativas 
  1. Crie planos específicos de ações 
  1. Colete informações e as analise com o propósito de alimentar o setor de sucesso ao cliente  

2. Preveja os cenários 

Produtividade, proatividade e a capacidade de antecipar problemas somados a uma solução assertiva impressiona qualquer consumidor.  

Por isso, ao descobrir problemas em produtos ou falhas em serviços, contate e oriente seus clientes antes mesmo deles buscarem o seu suporte. 

Mulher de cabelos enrolados no notebook, no escritório.
Construa uma relação de confiança com o cliente ao se pautar, sempre, em honestidade.

Dessa forma, a imagem da sua empresa será impactada de maneira positiva, ampliando a possibilidade de satisfação e recorrência do consumidor. 

3. Relacione-se com o cliente 

Com o comportamento mais exigente do consumidor 3.0, pautar seu atendimento em scripts e respostas prontas em chats já não são as melhores estratégias para fidelizá-lo – o que, inclusive, pode afetar a relação entre a empresa e ele.  

E, para que a sua empresa possa oferecer um suporte alinhado às expectativas do cliente, será preciso criar vínculos afetivos com ele.  

Para tal, priorize a paciência, cuidado, sensibilidade e empatia. Assim, o seu negócio ganhará credibilidade, confiança do consumidor, melhores resultados e destaque em meio ao mercado. 

4. Inove 

Em um mundo cada vez mais antenado e conectado, a inovação é uma aliada no crescimento de uma empresa.  

Entretanto, lembre-se de que, apesar de novidades serem um ponto positivo, elas devem estar alinhadas de acordo com o seu público-alvo e seus anseios.  

Outra dica: esteja sempre atento às novas tecnologias, antecipando a sua concorrência. 

5.Invista em diferentes canais de atendimento 

Uma excelente estratégia para melhorar seu atendimento ao cliente é investir em múltiplos canais ou, como dizemos atualmente, no omnichannel. Ele proporciona eficácia, assertividade e agilidade durante o suporte por unificar diferentes canais e utilizá-los ao mesmo tempo.  

Homem de camisa digitando no notebook.
A tecnologia pode agilizar sua operação e, ainda, ajudar a converter mais clientes.

O Customer Relationship Management (Gerenciamento de Relacionamento com o Consumidor, em português) é um dos mais aplicados. Conhecido como CRM, ele é um sistema integrado que possibilita o registro e a organização de informações vitais do relacionamento do seu consumidor e da sua empresa. Por meio dele, é possível armazenar dados pessoais de seu cliente, leads e potenciais oportunidades derivadas das interações. 

Muito além de apenas uma lista de contatos, o sistema permite a construção de um relacionamento intrínseco e duradouro com os clientes, proporcionado melhores experiências durante todo o processo de compra

Com o CRM também é possível organizar o dia a dia de trabalho e obter dados importantes para personalizar e potencializar abordagens para com seus clientes.  

Para melhorar, o CRM está cada vez mais acessível para as empresas, com um melhor custo-benefício e de fácil manuseio. 

Benefícios do uso do CRM 

Sua operação pode ser feita no próprio computador ou em computação em nuvem e, além de unificar e organizar informações importantes de seus consumidores, o CRM possibilita um processo de vendas mais simples, ágil, otimizado e automatizado.  

Ofereça um atendimento ao consumidor 3.0 com mais qualidade e de forma personalizada em um mesmo local com o ERP ONCLICK, sistema integrado de plataformas que fornece visão gerencial em tempo real e que pode ser combinado ao Predize, solução de SAC.  

O Predize centraliza seus canais de vendas em um mesmo lugar, agiliza e automatiza respostas por meio da MIA (Inteligência Artificial e, ainda, gera relatórios de dados sobre atendimento). Quer saber mais? Clique na imagem abaixo e confira! 

Clique e acesse o site do Predize!

victor matheus

Politica de PrivacidadeTrabalhe ConoscoCanal de Ética
44 99115-2521
comercial@predize.com.br

Avenida Carneiro Leão, 563 - 2° Andar
Centro Empresarial Le Monde Sobreloja
Maringá, PR - CEP- 87014-010
O Predize é uma solução de atendimento (SAC) para quem vende em marketplaces. Centralize seu atendimento em um único lugar e atenda com mais agilidade suas conversões, pós-vendas e reclamações. Melhore sua performance, sua reputação e aumente suas vendas.