Software para ecommerce: otimize sua rotina e aumente as vendas

22 de fevereiro de 2022 por Clara Dantas 🗨 Sem comentários

São muitas as ferramentas para ecommerce disponíveis no mercado, criadas para facilitar a administração de empresas e desenvolver sua performance. Dentre elas, estão os sistemas de automação, que podem atender a demandas de setores específicos. Continue a leitura e entenda melhor o conceito de software para ecommerce.

Como funciona a automação?

A automação é uma forma de impulsionar, através da tecnologia, a gestão de ecommerce, empregando processos automáticos e inteligentes que comandam seu próprio funcionamento. 

Há sistemas, por exemplo, que são focados diretamente no controle de estoque; na logística de entregas; no atendimento ao cliente; ou na execução de ações de marketing. 

Mão apontando para tela do laptop, indicando dados importantes sobre ecommerce.
Identifique as necessidades da sua gestão no ecommerce e descubra qual software pode lhe ajudar a alcançar maiores resultados.

Confira abaixo as principais vantagens de adotar um gerenciador de ecommerce para o seu negócio.

Quais os benefícios? 

De forma geral, a instalação de um software visa a otimização de rotina, por parte da empresa; e o aumento de suas vendas online. Veja a seguir, detalhadamente, os pontos positivos gerados a partir de sua implementação. 

Melhor gerenciamento do tempo 

Com a automação de algumas demandas, a quantidade de trabalho (principalmente manual) passa por uma considerável redução. 

Com horas livres, é possível administrar o tempo com mais sabedoria, seja realizando pesquisas de mercado, mapeando concorrentes e/ou planejando ações futuras. 

Em outras palavras, a gestão torna-se mais assertiva e focada na tomada de decisões. 

Maior performance 

O aumento do desempenho é uma das consequências diretas da implantação de um software. É natural que, com um tempo melhor gerenciado, a produtividade também cresça, enquanto que o índice de ocorrência de retrabalho é minimizado.

Mulher apontando para quadro, mostrando à colega algumas possibilidades estratégicas.
Empresas que contam com processos automatizados no ecommerce aprimoram o cumprimento de suas atividades, passando a atuar com mais estratégia e energia.

O diferencial é o fato de essa melhoria ser contínua, considerando que a performance seguirá constantemente otimizada. 

Atendimento mais rápido 

A agilidade no atendimento online ao cliente é essencial para uma boa reputação no comércio eletrônico, inclusive em marketplaces. 

Uma ferramenta que conta com inteligência artificial, centralização de canais, automação e aprendizado de máquina, por exemplo, é capaz de realizar SAC sem necessidade de interferência humana, garantindo uma comunicação ágil e eficiente.

 

Controle de estoque

Identificar quais produtos estão em falta ou em quantidade reduzida para a demanda comercial é primordial ao funcionamento de qualquer negócio. 

O controle de estoque permite que compras equivocadas ou desnecessárias sejam evitadas, culminando em um melhor aproveitamento dos recursos disponíveis. 

Com uma solução automatizada, há menos riscos de situações desagradáveis com clientes (por exemplo, um usuário pedir um produto que já está esgotado). Com esse e outros processos organizados e melhorados, as chances de se conseguir uma buybox também crescem. 

Integração de serviços 

Centralizar operações é uma ótima forma de beneficiar todos os envolvidos numa operação de ecommerce – tanto o seller quanto o consumidor. 

Um software integrado, além de manter o foco na realização de tarefas, faz negócios com eficiência e economia, acompanhando e armazenando dados automaticamente. 

Acompanhamento de dados 

Analisar dados em geral, incluindo métricas e resultados, significa entender, de forma transparente, o nível de sua performance.  

Alguns programas captam a taxa de conversão e até mesmo o comportamento de clientes, entendendo e classificando entre novos e recorrentes, dentre outras categorias. A criação automática de relatórios, especificamente, fornece insumos suficientes para uma gestão mais consciente. 

Posicionamento estratégico 

As estratégias são geridas a partir das informações colhidas e interpretadas no tópico anterior. 

Tal conhecimento é imprescindível ao setor de marketing, que pode verificar oportunidades e trabalhar no fortalecimento de estratégias voltadas aos clientes como uma unboxing experience ou uma experiência de compra personalizada.

Pessoas do setor de marketing planejando novas ações, com base nos dados obtidos pelo software para ecommerce.
Os dados obtidos através de um software para ecommerce não otimizam somente operações online, mas também processos criativos do setor de marketing.

Como implementar? 

Depois de compreender tudo o que o funcionamento de um software implica, é importante escolher bem qual plataforma é mais adequada para sua empresa e seus clientes. Confira alguns parâmetros antes de dar os primeiros passos: 

Estude seu nicho de mercado 

Reúna o máximo de informação disponível sobre o seu segmento. Em tempos de transformação digital, a empresa que não se destaca nesse meio acaba ficando atrás dos concorrentes. 

Observe como seu nicho tem se desenvolvido no ecommerce e trace novas metas, entendendo que recursos são acessíveis no momento e quais diferenciais que um software proporciona poderiam potencializar seu desempenho. 

Escolha uma ferramenta confiável e segura 

Não adianta apenas compreender tudo o que um sistema pode oferecer, mas investir em uma solução pouco eficaz, que deixa a desejar ou até mesmo apresenta algumas falhas, como não suportar um grande número de acessos ou não oferecer um bom suporte. 

Vale a pena optar por um software confiável, que atenda às necessidades da sua loja, com respeito às diretrizes e normas referentes a segurança e proteção de dados. 

Priorize agilidade e qualidade 

O objetivo de implantar um software de ecommerce é facilitar a gestão, pondo fim a dores de cabeça que eventualmente surgem com o modelo convencional. 

Sabendo disso, o ideal é buscar uma plataforma que possa aprimorar processos de maneira efetiva, culminando na fidelização do público, no crescimento das vendas e na redução de custos. 

A aplicação de uma solução digital voltada para o atendimento em marketplaces faz sentido para a sua empresa? Então conheça o Predize, um hub de SAC que vai garantir uma comunicação mais rápida, eficiente e inovadora ao seu público!

Politica de PrivacidadeTrabalhe ConoscoCanal de Ética
44 99115-2521
comercial@predize.com.br

Avenida Carneiro Leão, 563 - 2° Andar
Centro Empresarial Le Monde Sobreloja
Maringá, PR - CEP- 87014-010
O Predize é uma solução de atendimento (SAC) para quem vende em marketplaces. Centralize seu atendimento em um único lugar e atenda com mais agilidade suas conversões, pós-vendas e reclamações. Melhore sua performance, sua reputação e aumente suas vendas.