Unboxing experience: dicas para aplicar a estratégia

7 de janeiro de 2022 por Equipe Predize 🗨 Sem comentários

Segundo Philip Kotler, um dos grandes nomes do marketing, fidelizar clientes é de cinco a sete vezes mais barato que conquistar novos. Por isso, pensar em maneiras de agradar o consumidor desde o primeiro momento é uma ótima estratégia. O unboxing experience, nesse sentido, é uma boa opção. 

O termo tem se popularizado no e-commerce e poderia ser traduzido como “experiência de desembalar”. É uma maneira de aproximar loja virtual e consumidor, tornando a entrega do produto mais encantadora. 

Quer entender mais sobre o que é experiência de unboxing, como criar a sua e os benefícios da estratégia? Então continue a leitura do texto! 

O que é unboxing experience? 

O termo se refere a uma série de estratégias e de cuidados na hora de montar a embalagem do produto, de forma que ela se torne mais especial e surpreenda o consumidor. No entanto, é válido pensar em ações que também beneficiem o lojista, com foco em converter novas compras. 

Quando o cliente faz uma compra online, vem o período de espera, um momento repleto de ansiedade. Em casos de atrasos ou de problemas com o pacote, isso pode gerar um alto nível de insatisfação. 

unboxing experience é uma maneira de ir contra isso. Ao compor a embalagem com zelo, você está garantindo a satisfação do consumidor e, para além disso, o fortalecimento da relação entre ele e seu e-commerce. 

Pessoa abrindo caixa de produto e fazendo o unboxing.

Várias empresas já compreenderam a importância de um bom unboxing e investem cada vez mais nesta estratégia.

Grandes marcas do mercado já entendem qual a importância da fidelização do cliente e investem em experiências de unboxing para surpreendê-los. Pequenos lojistas encontram, nesta estratégia, a possibilidade de crescerem, enquanto os maiores continuam agradando os consumidores. 

É válido mencionar, ainda, que a pesquisa Customer Trends demonstra que 81% dos clientes preferem comprar produtos de marcas que proporcionam uma boa experiência. Logo, o unboxing é sim uma ótima forma de fidelização. 

No vídeo abaixo, você confere um exemplo do unboxing da Dobra, que frequentemente surpreende os consumidores com as embalagens que, quando dobradas, tornam-se novos utensílios: 

Como criar o unboxing experience? 

Para criar um unboxing experience que de fato faça sentido é preciso ser estratégico e assertivo nas decisões. Compor a embalagem com itens que sejam apenas bonitos resultará em investimento sem retorno. 

Estude seu público-alvo 

Seu público-alvo é o direcionador de todas as ações que serão desenvolvidas no seu e-commerce. Por isso, é importante que o unboxing seja composto de acordo com itens, imagens, textos e cores que ele valoriza. 

Uma loja de moda infantil, por exemplo, pode compor o embrulho com imagens para colorir, brinquedos, cartinha aos pais agradecendo a compra e ensinando a melhor maneira de cuidar das roupas e um cupom de desconto. Tudo isso será feito com linguagem e cores apropriadas, para encantar a criança e os responsáveis. 

Já quem vende itens esportivo irá se comportar de outra maneira, compondo a embalagem de forma diferente e utilizando outra linguagem e outro visual. 

Escolha bem a embalagem 

A embalagem é a primeira imagem que o cliente tem da sua loja de maneira física, visto que, até então, o relacionamento foi completamente virtual. Portanto, é importante que a caixa seja agradável e resistente, para que não amasse ou rasgue durante o transporte. 

Pessoa abrindo tênis de corrida em embalagem resistente.

É fundamental contar com uma embalagem agradável e resistente.

Na hora de fazer o design, é importante deixar sua marca impressa para além da logo. Pense em uma mensagem simples que represente sua loja, nas cores que usa e no que quer causar ao consumidor. 

A Apple, por exemplo, apoia-se no conceito de sofisticação e de encantamento para criar a experiência do consumidor. Por isso, a embalagem é simples, minimalista e bem organizada. Além disso, ao ligar o aparelho, o cliente é surpreendido com o celular dizendo “olá” em diferentes idiomas. 

Outra ideia é disponibilizar uma embalagem especial para presente, assim como a Amazon e a Amaro. Elas são cobradas a parte, por um valor simbólico, e são decoradas com estampas e laços. 

Envie mensagens personalizadas 

É um fato que pessoas gostam de ser valorizadas e, mesmo no ambiente virtual, um relacionamento pode ser construído e fortalecido com elas. Por isso, escrever um cartão personalizado para encaminhar junto do produto é uma ótima ideia. 

É importante chamar a pessoa pelo nome, agradecer a compra e deixar transparecer a identidade da sua marca. Novamente, analisar seu público-alvo é fundamental para adaptar a linguagem. Escrever a mão também é uma boa ideia, visto que a prática demonstra cuidado e zelo. 

Envie brindes 

Brindes e amostras grátis são excelentes na hora de chamar a atenção do consumidor. Assim como o cartão, a ideia do brinde é encantar o cliente, demonstrando o valor e a importância dele. 

Caixa com perfume de brinde ao lado.

Enviar surpresas na embalagem é uma maneira de encantar o consumidor.

O brinde não precisa, necessariamente, ser um objeto ou um item sofisticado. Basta pensar no exemplo do Nubank, que envia apenas um adesivo em uma pequena carteira de papel e, mesmo assim, tem conquistado cada vez mais público. 

Por outro lado, no caso de amostrar grátis, ele também funciona como uma maneira de buscar por conversões, afinal, a pessoa irá conhecer outro produto do seu catálogo. Lojas de perfumes e de alimentos tendem a ter sucesso nessa estratégia. 

Envie cupons de desconto 

Esta é uma das estratégias de mais sucesso no unboxing experience: o cupom de desconto é um dos maiores motivadores para que o cliente volte a comprar em sua loja virtual. A ideia é usá-lo a seu favor, com mensagens divertidas e cerca de 10% de benefício em uma nova aquisição. 

Estimule interações nas redes sociais 

As redes sociais são grandes aliadas na divulgação orgânica de sua loja. Um unboxing especial certamente deixará o cliente contente, o que torna este momento perfeito para solicitar que ele publique o produto. 

Mensagens como “mostre para o mundo seus recebidos!” e “marque nossa loja, adoramos ver você feliz com seu produto” são indicadas, pois elas tornam emocional o processo. Certifique-se, ainda, de recompartilhar stories no Instagram, para que o consumidor se sinta valorizado. 

unboxing experience é, sem dúvidas, uma das grandes estratégias de fidelização do cliente. Comece pelo mais simples, como o cartão a mão e o cupom de desconto, e vá desenvolvendo mais ações conforme os resultados forem chegando. Assim, você não precisa realizar grandes investimentos. 

Gostou deste conteúdo e quer receber mais dicas sobre e-commerce? Então assine a newsletter do Predize e receba textos exclusivos em primeira mão no seu e-mail! Basta preencher o formulário abaixo. 

Equipe Predize
Politica de PrivacidadePolítica de Segurança da InformaçãoTrabalhe ConoscoCanal de ÉticaManual de FornecedoresSoluções DB1 Group
44 99115-2521
comercial@predize.com.br

Avenida Carneiro Leão, 563 - 2° Andar
Centro Empresarial Le Monde Sobreloja
Maringá, PR - CEP- 87014-010
O Predize é uma solução de atendimento (SAC) para quem vende em marketplaces. Centralize seu atendimento em um único lugar e atenda com mais agilidade suas conversões, pós-vendas e reclamações. Melhore sua performance, sua reputação e aumente suas vendas.