O que é buybox e como conquistar a sua no marketplace

30 de agosto de 2021 por Camila Guedes 🗨 Sem comentários

Você, que vende em marketplaces com certeza já ouviu falar dela. Afinal, o que é buybox? Será que vale a pena ter essa estratégia para destacar seus produtos? Uma coisa é certa: ela é, muitas vezes, a cartada final na hora do consumidor escolher um produto que vários outros lojistas oferecem no mesmo marketplace.

São raros os sellers que trabalham com um produto tão nichado a ponto de não encontrar semelhantes no marketplace, brigando pelo clique do consumidor. Na maioria dos casos, o oceano é vermelho: diante da ampla concorrência, vence quem oferece as melhores condições e passa mais confiança pelos detalhes do anúncio. Nesse sentido, uma posição de destaque pode mudar totalmente o resultado final.

Hoje, vamos esclarecer várias dúvidas sobre como a buybox funciona e, claro, deixar dicas para que você conquiste esse espaço privilegiado!

Se no seu mix de produtos existe algum item que vários outros lojistas anunciam e você vive lutando para que o seu anúncio não seja idêntico ao deles, leia até o final. A buybox é a estratégia certa para você!

O que é buybox?

A buybox é o espaço onde aparece a principal oferta de um produto, ou seja, o maior destaque nos marketplaces. Ela gera mais conversões e maior visibilidade para os lojistas que se destacam dentre a concorrência.

Também chamada de buy box, seller box ou caixa de compra, ela não é um espaço pago a ser conquistado por quem tem mais dinheiro para investir. Ela pertence a quem se destaca por ter melhor reputação, prazo de entrega, preço, estoque e outros fatores que impactam na experiência do consumidor.

Quer ver na prática? Veja essa oferta de um smartphone. Ela é uma buybox!

Exemplo com a buybox da Americanas.com
Exemplo com a buybox da Americanas.

No canto direito, abaixo dos botões para comprar, você vê a mensagem dizendo o nome da loja parceira que vende o produto. Essa loja parceira está em posição de destaque em comparação com outros 16 concorrentes que, para serem vistos, precisam que o consumidor clique nessa pequena chamada na lateral (destacamos com uma setinha vermelha):

Lateral direita indicando outros anúncios de vendedores disfarçadamente
Lateral direita indicando outros anúncios de vendedores disfarçadamente.

Vê? De 16 ofertas, este seller conquistou a buybox e aparece como se fosse o único anunciante na visão do consumidor. O layout em outros marketplaces pode ter leves diferenças, mas o impacto é o mesmo. A seguir, vamos nos aprofundar um pouco mais na utilidade da buybox e em dicas para conquistá-la.

Para o que serve a buybox?

Para você, que é seller, a utilidade pode estar bem clara. Mas a buybox também é muito útil para o consumidor! Afinal, quem dispensa uma ajudinha na hora de pesquisar a melhor opção para comprar?

Com a buybox, o marketplace evita uma poluição visual de vários anúncios de um mesmo produto. Essa apresentação unificada entrega mais visibilidade para a melhor oferta do momento, com base nos critérios que vamos detalhar mais adiante.

Como funciona a buybox

Até aqui, você já viu que a buybox não é uma questão de quem paga mais para estar lá. É questão de mérito! E quem decide isso? Os marketplaces. A pergunta é: quais são os critérios de avaliação?

Seller fazendo controle de estoque de loja virtual
O buybox aumenta a concorrência entre os sellers, que precisam oferecer o melhor para os usuários.

Nem sempre se trata do menor preço. É mais como um conjunto de fatores ser levado em consideração, como:

  • Preço
  • Frete
  • Prazo de entrega
  • Condições de pagamento
  • Estoque
  • Avaliação (reputação)

Bastante coisa, né? Vamos falar então das dicas para melhorar esses fatores e ter a chance de exibir seu anúncio na buybox!

Dicas para conquistar a buybox nos marketplaces

Uma operação rodando bem é a chave. A buybox vem como reconhecimento! Veja dicas para chegar lá.

Preço competitivo

Como visto, esse não é o único critério para a buybox, mas é de imensa importância já que o consumidor online busca justamente isso: um preço menor do que nas lojas físicas.

Acompanhe os preços da concorrência, mas atenção: não cometa o erro de copiá-los. É fundamental que você tenha uma estratégia única de inserção de valores nos produtos, para evitar prejuízos.

Para precificar corretamente e poder oferecer um valor competitivo, tenha atenção com a tributação, custos da mercadoria (inclui preço do fornecedor, frete da compra, embalagem etc.), custos da venda (como taxas e comissões). Só assim você saberá encontrar a margem de lucro correta.

Frete atrativo

O frete é, tranquilamente, uma das métricas mais relevantes no e-commerce. Um preço incrível não converte compra se o frete estiver salgado, isso sem falar do prazo e do atraso nas entregas, uma das maiores fontes de reclamação.

A melhor saída é ter proximidade do seu parceiro logístico e negociar para oferecer o melhor preço para o seu cliente. E, quanto ao prazo, quando não for possível deixá-lo enxuto, estime com sinceridade. É melhor colocar um prazo longo do que causar quebra de expectativa e confiança no seu cliente.

Estoque sem furos

Vender sem ter item em mãos é outro ponto que pode minar sua reputação nos marketplaces. Para fazer uma boa gestão de estoque, procure ferramentas que lhe ajudem: já existem softwares pagos e gratuitos para organizar melhor seu negócio. Caso seja mais tradicional, a planilha de controle pode contribuir também.

Seller fazendo controle de estoque de loja virtual
O estoque organizado permite saber o que oferecer para o consumidor.

Tenha um bom inventário das suas mercadorias e atualize constantemente seu estoque virtual. Cuide sempre para não acabar vendendo com o estoque esgotado!

Atendimento ágil e humanizado

Todas as dicas acima ajudam a criar e manter uma boa reputação, mas ainda falta a principal: aprimorar o atendimento.

Existem muitas empresas que são consolidadas no mercado, mas perdem a fidelidade do consumidor por um atendimento que deixou a desejar, seja pelo tempo de resposta ou pela falta de informações.

O inverso também acontece: mesmo que sua marca não esteja em evidência ao vender em marketplaces, a sua chance de cativar o consumidor para buscar conhecer mais sobre seu e-commerce é oferecer um atendimento realmente atencioso, bem estruturado e personalizado, focado em resolver possíveis problemas de forma ágil e didática, prezando pelo bom relacionamento com o cliente.

Reputação

A junção de praticamente todos os itens acima, que merece um destaque por si só devido ao peso que este indicador vem ganhando, cada dia mais, junto aos marketplaces. Na tarefa de serem canais confiáveis e repletos de qualidade, os canais de vendas têm valorizado lojistas com boa reputação, inclusive na hora de definir o buybox.

Como salientado, a reputação é influenciada pelo prazo de entrega, atendimento (pré e pós-venda), dedicação para resolver situações imprevistas e qualidades dos produtos. Tudo isso se torna avaliações dos consumidores, as quais, por sua vez, definem a nota da sua loja no marketplace.

Homem de camisa e gravata analisando gráficos e fazendo contas na calculadora.
A reputação é um dos indicadores que mais interferem na hora de conquistar o buybox.

Fornecer um atendimento completo (não apenas até converter), fornecer preços competitivos, dar atenção, resolver reclamações e nutrir uma boa relação com os usuários são, portanto, tarefas fundamentais para ter uma boa reputação.

Critérios para conquistar o buybox nos marketplaces

De acordo com o canal de vendas, as necessidades para conquistar o buybox variam. Confira o que os marketplaces levam em consideração na hora de escolher os produtos para posição de destaque.

Amazon

Para conquistar o buybox na Amazon, é levado em consideração:

  • Número de pedidos com problemas menos que 1%
  • Ser um seller no Plano Profissional
  • Postar e entregar os pedidos rapidamente
  • Valores de preço e de frete competitivos
  • Tempo de atuação no canal

B2W

O buybox na B2W é influenciado por:

  • Melhor preço de venda do produto
  • Melhor prazo de entrega do item
  • Composição do estoque (quanto mais produtos, melhor)
  • Melhor reputação no canal
  • Melhor condição de pagamento, com foco nas parcelas
  • Menos valor de frete

Um ponto importante é que o buybox na B2W é dinâmico e pode ser alterado diariamente, conforme os lojistas melhoram as condições listadas. O canal de vendas também define posições de destaques de acordo com a região, de forma que a localidade do seller afeta no posicionamento dos produtos.

Mercado Livre

O Mercado Livre não trabalha com buybox. Para posicionar produtos no canal, é preciso investir em anúncios de qualidade (com boas fotos e descrições completas, por exemplo) e bons valores para preços e fretes.

Via

O buybox da Via Marketplace tem como critério

  • Preço do produto
  • Tempo de entrega
  • Valor do frete

Conhecendo as regras de cada marketplace, é preciso garantir que os usuários serão atendidos conforme as dúvidas deles sobre seus produtos surgirem.

Sabemos que nem sempre existe tempo ou equipe suficiente para responder todas as demandas de atendimento, mas para isso fica a dica: investir em plataformas de SAC, que integram contas e centralizam mensagens de todos os seus canais de venda, tornando muito mais prático responder todo mundo com a atenção merecida.

O Predize, solução para quem tem grande demanda de SAC nos marketplaces, te ajuda a otimizar e automatizar as respostas. Assim, você garante uma boa reputação, aumenta suas vendas ao responder os usuários com agilidade e melhora seus processos, garantindo produtividade para a equipe. Clique na imagem abaixo e saiba mais!

Clique na imagem e acesse o site do Predize.

Tipos de mensagem de feedback para cliente

Camila Guedes
Politica de PrivacidadePolítica de Segurança da InformaçãoTrabalhe ConoscoCanal de ÉticaManual de FornecedoresSoluções DB1 Group
44 99115-2521
comercial@predize.com.br

Avenida Carneiro Leão, 563 - 2° Andar
Centro Empresarial Le Monde Sobreloja
Maringá, PR - CEP- 87014-010
O Predize é uma solução de atendimento (SAC) para quem vende em marketplaces. Centralize seu atendimento em um único lugar e atenda com mais agilidade suas conversões, pós-vendas e reclamações. Melhore sua performance, sua reputação e aumente suas vendas.