Glossário de marketplace: termos comuns na gestão do canal

7 de janeiro de 2022 por Equipe Predize 🗨 Sem comentários

Lojistas que atuam em diferentes canais de vendas precisam estar por dentro da linguagem utilizada em cada um deles para conseguir atuar estrategicamente e realizar a gestão da maneira mais assertiva. Nesse sentido, contar com um glossário de marketplace com os principais termos encontrados no contexto do e-commerce facilita o dia a dia. 

Neste artigo, você encontra as principais palavras do universo de marketplace reunidas com a explicação do que elas significam nos canais de vendas. É possível notar, ainda, que muitos termos vêm do inglês, os quais você confere a tradução. 

API 

API é uma sigla para aplication programmation interface (interface de programação de aplicativos). São instruções ou padrões de programação que permitem o acesso a determinado software ou plataforma web. 

No contexto dos marketplaces, as APIs são utilizadas para facilitar integrações com hubs e plataformas que automatizam determinadas tarefas. 

Atributos 

São os campos disponíveis, dentro dos marketplaces, para que você insira as informações sobre os produtos, como nome, descrição, imagens, ficha técnicas etc. Preencher os atributos com atenção é fundamental para que os itens a venda chamem a atenção do consumidor e gerem vendas. 

Buy box 

Entender o que é buy box é fundamental para que você atinja bons resultados dentro dos marketplaces. O termo se refere ao espaço de destaque nos canais de vendas, como a página principal, janelas de promoções ou campanhas de marketing específicas feitas pelo marketplace. 

Pessoa realizando o cadastro do produto para conquistar buy box.

Estar no buy box dá mais visibilidade para seus produtos.

A tradução do termo poderia ser “caixa de compra”, justamente por fazer alusão à presença do produto em determinada parte de destaque (a caixa). Para conquistar a buy box é preciso seguir as especificações do marketplace, que geralmente envolvem preço, frete e reputação. 

Canal de vendas 

É uma das formas de se referenciar a determinado marketplace, como Americanas, Mercado Livre, Amazon, Magalu, entre outros. 

EAN 

EAN é a sigla para European Article Number, em português, número europeu do artigo. É o código de barras de 13 dígitos que permite agilizar o cadastro de produtos nos marketplaces. O EAN é utilizado no mundo todo, com exceção do Canadá e dos Estados Unidos. 

Hub ou integrador de marketplace 

hub ou integrador de marketplace é uma plataforma que facilita a integração entre lojistas e canais de vendas, auxiliando na gestão, no cadastro de produtos, no controle de estoque, no gerenciamento de preços, no cálculo de frete e muito mais. 

Computador com tela de um integrador de marketplace aberta.

Os hubs de marketplaces são grandes aliados dos lojistas.

Os hubs facilitam diversas tarefas cotidianas e automatizam outras. Além disso, os dashboards reúnem informações úteis na tomada de decisões e na estruturação de estratégias de vendas. 

Marketplace 

A partir da junção de “market” e de “place” – respectivamente, “mercado” e “lugar”, em inglês – surge o termo marketplace, que poderia ser traduzido como “local de vendas”. O conceito surgiu em 1980, nos Estados Unidos, e foi se popularizando até se tornar um dos grandes canais de conversão para muitos lojistas virtuais. 

Nos marketplaces, é possível anunciar seus produtos e vendê-los para o mundo. O canal de vendas fica responsável pelo tráfego e o lojista pelo cadastro de produtos, assim como pela logística de entrega. 

Atualmente, grandes nomes do e-commerce são marketplaces, o que ajuda lojistas a converterem mais pessoas. Como exemplo, podemos citar Americanas, Amazon, Magalu, Submarino, Netshoes e Mercado Livre. 

Match 

Em português, “combinação”, o match é o processo automático no qual o marketplace valida a compatibilidade entre o produto cadastrado e a base já existente no canal de vendas. Dessa forma, o site agrupa itens semelhantes na mesma página. 

Precificação dinâmica 

Trata-se da alteração de preços de maneira automatizada e com base no comportamento do consumidor por meio de ferramentas.  

Repasses 

Pessoa preparando software de precificação dinâmica.

A precificação dinâmica altera valore dos produtos automaticamente.

Termo utilizado para se referir aos repasses dos valores para o seller pelo marketplace em cima das vendas realizadas, com os descontos devidamente feitos. Acompanhá-los é fundamental para zelar pela saúde financeira da sua loja. 

Reputação 

A reputação é a nota do lojista dentro do marketplace. É por meio dela que o usuário avalia o seller e que a buy box é conquistada.  

Sellers 

Vendedores que trabalham junto dos marketplaces, cadastrando produtos para serem vendidos, são chamados de sellers (lojistas, em inglês). Também podem ser chamados de parceiros. 

SKU 

Homem cadastrando SKU dos produtos.

O SKU é o código único de cada produto presente no estoque.

Sigla para Stock Keeping Unite, traduzido como unidade de manutenção de estoque. É o código individual de cada produto presente no estoque do lojista, importante para uma gestão organizada e para evitar erros na entrega de produtos. 

SLA 

Service Level Agreement (SLA ou, em português, acordo de nível de serviço) é um termo usado para se referir aos acordos realizados entre canal de vendas e lojista.  

Eles são feitos antes das vendas começarem e estabelecem o comissionamento, os deveres, as obrigações e os direitos do seller e do marketplace. 

Target 

Target significa, em português, alvo. No contexto dos marketplaces, seria o público-alvo de determinado lojista, que influenciam no canal de vendas que será escolhido, na linguagem utilizada e muito mais.  

Quem vende para o segmento de moda esportiva, por exemplo, irá se beneficiar oferecendo produtos em canais como Netshoes. 

Conhecendo esses termos, será mais simples rodar sua gestão e lidar com as necessidades do dia a dia vendendo nos marketplaces.  

Se você gostou deste conteúdo e quer receber mais informações sobre e-commerce, cadastre-se na newsletter do Predize e confira as novidades em primeira mão!

Equipe Predize
Politica de PrivacidadePolítica de Segurança da InformaçãoTrabalhe ConoscoCanal de ÉticaManual de FornecedoresSoluções DB1 Group
44 99115-2521
comercial@predize.com.br

Avenida Carneiro Leão, 563 - 2° Andar
Centro Empresarial Le Monde Sobreloja
Maringá, PR - CEP- 87014-010
O Predize é uma solução de atendimento (SAC) para quem vende em marketplaces. Centralize seu atendimento em um único lugar e atenda com mais agilidade suas conversões, pós-vendas e reclamações. Melhore sua performance, sua reputação e aumente suas vendas.