Diferença do SAC em marketplaces para o e-commerce

23 de abril de 2021 por Giovanna Pedrosa 🗨 Sem comentu00e1rios

Não há dúvidas de que o atendimento é uma das principais ferramentas para fidelizar clientes. Se você vende produtos em meios digitais, esse canal de comunicação pode ser decisivo para o sucesso do seu negócio.

O SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) facilita a interação entre o público e a marca, melhora a experiência do usuário e elimina os atritos de vendas. Em outras palavras, é um dos canais mais importantes de interação com o cliente!

Nos marketplaces, o atendimento é uma maneira de fortalecer a reputação e aumentar a conversão. Quer saber mais? Leia o artigo e veja como responder clientes plataformas de SAC.

Clique na imagem e faça o download do material gratuitamente.

O que é uma plataforma de SAC?

De maneira resumida, uma plataforma de SAC é uma solução tecnológica composta por recursos que visam aprimorar e facilitar o trabalho das equipes e gestores de atendimento.

Por que essa plataforma é tão necessária? É simples: porque o cliente está cada vez mais ativo e exigente, especialmente quando encontra várias ofertas no mercado.

Pessoa segurando cartão e digitando os dados dele no notebook, para finalizar compra.
Com o aumento da concorrência online, é preciso estar pronto para ser o primeiro nas opções do cliente.

Além disso, o consumidor está presente em múltiplos canais e demanda um atendimento rápido, eficaz e acolhedor em todos eles. Atualmente, esses são os principais canais de comunicação com o cliente:

  • Redes sociais (WhatsApp, Instagram, Facebook, LinkedIn etc.)
  • E-mail
  • Telefone
  • Reclame Aqui
  • E-commerce
  • Marketplaces

Benefícios das plataformas de SAC

Além de alcançar um grande número de clientes que possuem dúvidas a respeito do seu produto, as plataformas de SAC ajudam a melhorar o posicionamento da sua marca frente ao público.

Mulher negra de trança e óculos, mexendo no computador, no trabalho.
A plataforma de SAC garante mais performance para a equipe de atendimento.

Ao contratar um sistema de gerenciamento de atendimento, você tem acesso a diversas funcionalidades:

  • Integrações
  • Chatbot
  • Chat humano
  • Dashboard
  • Relatórios
  • Filtros
  • Atribuições por times

Elas permitem que você responda todas as perguntas em um só lugar, analise os dados do seu e-commerce, tome decisões mais assertivas, melhore sua reputação e aumente a possibilidade de conversão de vendas.

Dessa forma, você e sua equipe conseguem dar adeus aos principais problemas do SAC tradicional:

  • Baixa performance do atendente
  • Falta de indicadores (KPI’s)
  • Má reputação nos canais de venda
  • Dificuldade na tomada de decisão
  • Complexidade para elaborar relatórios
  • Dificuldade para escalar nas vendas online (novos canais)

Principais plataformas de SAC

Quer conhecer as ferramentas capazes de melhorar o atendimento do seu e-commerce? Aqui vai uma lista com as principais opções do mercado:

  • ASC SAC
  • FreshDesk
  • Hi Plataform
  • Huggy
  • Neoassist
  • OctaDesk
  • OmniChat
  • TIFlux
  • Zendesk
  • Zenvia
  • Predize

O SAC no contexto dos marketplaces

O modelo de vendas via marketplace já é uma realidade entre lojistas, distribuidores, indústrias e marcas diversas. Surge, então, a necessidade de adaptar o atendimento aos clientes que estão comprando nessas plataformas.

Como vimos anteriormente, o mercado possui inúmeras soluções de atendimento para o universo digital, mas a situação muda quando falamos sobre os marketplaces.

Homem digitando em notebook, trabalhando de casa.
Os marketplaces são um dos principais canais de vendas atualmente.

Embora já tenha se consolidado nos EUA e na China, o modelo de negócios do marketplace é considerado relativamente novo no Brasil. O número de canais cresce exponencialmente e, junto com essa expansão, as demandas e oportunidades ganham destaque.

O canal pioneiro no que diz respeito ao SAC é o Mercado Livre, que conta com uma API completa (pré e pós-vendas). Da mesma forma, outros canais de vendas, como Americanas Marketplace e Amazon, estão evoluindo e oferecendo esta facilidade.

Problemas no atendimento dos marketplaces

A maioria dos lojistas ainda enfrenta problemas para atender o consumidor e resolver questões relacionadas aos marketplaces. Conheça os principais obstáculos:

Regras dos parceiros

Diferentemente de atender um cliente no seu próprio e-commerce ou rede social, as regras são ditadas pelas plataformas. O seller precisa seguir as exigências de cada marketplace e, além disso, garantir que tudo ocorra dentro do prazo.

Interfaces desagradáveis

Vender em múltiplos canais é complexo. As interfaces disponíveis para atendimento ao cliente não são padronizadas, estão distribuídas em múltiplas telas e, muitas vezes, tornam o trabalho ainda mais difícil.

Atendimento descentralizado

Homem cadastrando SKU dos produtos.
Realizando a centralização do SAC, o número de abas abertas diminui e você garante mais agilidade na operação.

No modelo de negócios dos marketplaces, a interação com o cliente acaba ficando a cargo dos grandes varejistas. Isso pode fazer com que o consumidor desassocie o produto da sua marca, distanciando-o cada vez mais do seu negócio.

Má reputação, falta de indicadores, dificuldade para tomar decisões e complexidade para analisar dados e desenvolver relatórios também são problemas que podem afetar a rotina dos vendedores nos marketplaces.

Benefícios das plataformas de SAC para marketplaces

Se você chegou até aqui, pode parecer impossível oferecer um bom atendimento ao consumidor via marketplace. Ainda bem que a realidade é outra! Com o apoio das plataformas especializadas, você conta com todos esses benefícios:

Aumento da reputação

A rapidez e assertividade no atendimento impactam positivamente a sua reputação. Além disso, o cliente satisfeito tende a compartilhar sua experiência com outras pessoas, colaborando para aumentar o alcance da sua marca.

Conversão de anúncios (pré-vendas)

Com tecnologia disponível para atender rapidamente o consumidor na pré-venda, as plataformas de SAC aumentam em até 3x a possibilidade de concluir uma venda no marketplace.

Aumento da produtividade da equipe de SAC

Além de centralizar múltiplos canais e contas em um único lugar, as plataformas dispõem de recursos que reduzem o esforço manual (Chatbot, Atalhos, Dados Essenciais, Respostas Prontas e outros).

Informações gerenciais de fácil acesso

Com relatórios claros e precisos, o processo de tomada de decisões fica muito mais simples. A sensação é de que nunca foi tão fácil gerenciar o seu negócio!

Plataforma de SAC para marketplaces

Agora que você já compreendeu as especificidades do atendimento nos marketplaces, precisa conhecer o Predize: uma plataforma de SAC inteligente que otimiza o atendimento ao consumidor.

De forma dinâmica, o Predize ajuda quem vende em marketplaces a garantir a satisfação de seus clientes, fortalecer sua reputação e aumentar a conversão de vendas.

O serviço é capaz de analisar corretamente o contexto, avaliar as possibilidades e rapidamente sugerir soluções. Tudo isso com segurança e tecnologia e sem necessidade de aumento de mão-de-obra!

Quer saber mais sobre o Predize? Acesse o site da plataforma e conheça todas as funcionalidades e benefícios.

O momento do e-commerce é de crescimento. A pandemia da Covid-19 acelerou ainda mais esse processo, e as empresas já perceberam a necessidade de aproximar o cliente e reforçar os canais de atendimento, seja nas redes sociais, nos sites de avaliação, no telefone, no e-mail ou nos marketplaces.

A cada dia que passa, o termo Customer Experience fica mais popular, e isso mostra que o consumidor nos dias atuais é tratado como o “bem” mais precioso de uma empresa. Afinal de contas, um produto excelente não se vende sozinho, não é mesmo?

Para os sellers que atuam no marketplace, as plataformas de SAC são ótimas ferramentas. Além de melhorar a experiência do consumidor e ajudar a definir o sucesso do vendedor, elas também beneficiam os canais parceiros, pois causam uma boa impressão sobre a compra naquela bandeira.

Quer investir em soluções inovadoras focadas na experiência do consumidor? Conte com o Predize, uma das primeiras plataformas de SAC voltadas para quem vende em marketplace. Clique na imagem abaixo e acesse!

Clique e acesse o site do Predize!

Giovanna Pedrosa

Politica de PrivacidadeTrabalhe ConoscoCanal de Ética
44 99115-2521
comercial@predize.com.br

Avenida Carneiro Leão, 563 - 2° Andar
Centro Empresarial Le Monde Sobreloja
Maringá, PR - CEP- 87014-010
O Predize é uma solução de atendimento (SAC) para quem vende em marketplaces. Centralize seu atendimento em um único lugar e atenda com mais agilidade suas conversões, pós-vendas e reclamações. Melhore sua performance, sua reputação e aumente suas vendas.