skip to Main Content
Já é cliente? Acesse aqui: Login

Diferença do SAC em marketplaces para o e-commerce

Não há dúvidas de que o atendimento é uma das principais ferramentas para fidelizar clientes. Se você vende produtos em meios digitais, esse canal de comunicação pode ser decisivo para o sucesso do seu negócio.

O SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) facilita a interação entre o público e a marca, melhora a experiência do usuário e elimina os atritos de vendas. O sonho de todo empresário, não é mesmo?

Felizmente, esse sonho tem tudo para sair do papel. Quer fortalecer a sua reputação e aumentar a conversão nos canais de venda online? Leia o artigo e veja como atender clientes no marketplace utilizando as plataformas de SAC.

O que é uma plataforma de SAC?

De maneira resumida, uma plataforma de SAC é uma solução tecnológica composta por recursos que visam aprimorar e facilitar o trabalho das equipes e gestores de atendimento.

Por que essa plataforma é tão necessária? É simples: porque o cliente está cada vez mais ativo e exigente, especialmente quando encontra várias ofertas no mercado.

Além disso, o consumidor está presente em múltiplos canais e demanda um atendimento rápido, eficaz e acolhedor em todos eles. Atualmente, esses são os principais canais de comunicação com o cliente:

  • Redes sociais (WhatsApp, Instagram, Facebook, LinkedIn, etc.)
  • E-mail
  • Telefone
  • Reclame Aqui
  • E-commerce
  • Marketplaces

O consumidor atual procura um atendimento rápido e eficaz, mas empático e humanizado. Veja este artigo e fique por dentro do assunto!

Benefícios das plataformas de SAC

Além de alcançar um grande número de clientes que possuem dúvidas a respeito do seu produto, as plataformas de SAC ajudam a melhorar o posicionamento da sua marca frente ao público. Tudo isso sem grandes investimentos!

Ao contratar uma plataforma de SAC, você tem acesso a diversas funcionalidades:

  • Integrações
  • Chatbot
  • Chat humano
  • Dashboard
  • Relatórios
  • Filtros
  • Atribuições por times

Elas permitem que você responda todas as perguntas em um só lugar, analise os dados do seu e-commerce, tome decisões mais assertivas, impacte positivamente a sua reputação e aumente a possibilidade de conversão de vendas.

Dessa forma, você e sua equipe conseguem dar adeus aos principais problemas do SAC tradicional:

  • Baixa performance do atendente
  • Falta de indicadores (KPI’s)
  • Má reputação nos canais de venda
  • Dificuldade na tomada de decisão
  • Complexidade para elaborar relatórios
  • Dificuldade para escalar nas vendas online (novos canais)

Principais plataformas de SAC

Quer conhecer as ferramentas capazes de melhorar o atendimento do seu e-commerce? Aqui vai uma lista com as principais opções do mercado:

  • ASC SAC
  • FreshDesk
  • Hi Plataform
  • Huggy
  • Neoassist
  • OctaDesk
  • OmniChat
  • TIFlux
  • Zendesk
  • Zenvia

Como atender clientes e construir sua marca em um mercado tão competitivo? A resposta está neste artigo!

O SAC no contexto dos marketplaces

O modelo de vendas via marketplace tem conquistado cada vez mais lojistas, distribuidores, indústrias e marcas diversas. Surge, então, a necessidade de adaptar o atendimento aos clientes que estão migrando para essas plataformas.

Como vimos anteriormente, o mercado possui inúmeras soluções de atendimento para o universo digital, mas a situação muda quando falamos sobre os marketplaces. Vamos, juntos, compreender esse cenário?

Embora já tenha se consolidado nos EUA e na China, o modelo de negócios do marketplace ainda é considerado novo no Brasil. O número de canais cresce exponencialmente e, junto com essa expansão, as demandas e oportunidades ganham destaque.

O canal pioneiro no que diz respeito ao SAC é o Mercado Livre, que conta com uma API completa (pré e pós-vendas). A B2W Marketplace e a Amazon também trabalham com esse recurso, mas as demais plataformas ainda estão evoluindo nesse sentido.

Problemas no atendimento dos marketplaces

A maioria dos lojistas ainda enfrenta problemas para atender o consumidor e resolver questões relacionadas aos marketplaces. Conheça os principais obstáculos:

Regras dos parceiros

Diferentemente de atender um cliente no seu próprio e-commerce ou rede social, as regras são ditadas pelas plataformas. O seller precisa seguir as exigências de cada marketplace e, além disso, garantir que tudo ocorra dentro do prazo.

Interfaces desagradáveis

Vender em múltiplos canais é complexo. As interfaces disponíveis para atendimento ao cliente não são padronizadas, estão distribuídas em múltiplas telas e, muitas vezes, tornam o trabalho ainda mais difícil.

Atendimento descentralizado

No modelo de negócios dos marketplaces, a interação com o cliente acaba ficando a cargo dos grandes varejistas. Isso pode fazer com que o consumidor desassocie o produto da sua marca, distanciando-o cada vez mais do seu negócio.

Má reputação, falta de indicadores, dificuldade para tomar decisões e complexidade para analisar dados e desenvolver relatórios também são problemas que podem afetar a rotina dos vendedores nos marketplaces.

Crise no e-commerce? Veja como enfrentá-la com estratégias comerciais.

Benefícios das plataformas de SAC para marketplaces

Se você chegou até aqui, pode parecer impossível oferecer um bom atendimento ao consumidor via marketplace. Ainda bem que a realidade é outra! Com o apoio das plataformas especializadas, você conta com todos esses benefícios:

Aumento da reputação

A rapidez e assertividade no atendimento impactam positivamente a sua reputação. Além disso, o cliente satisfeito tende a compartilhar sua experiência com outras pessoas, colaborando para aumentar o alcance da sua marca.

Conversão de anúncios (pré-vendas)

Com tecnologia disponível para atender rapidamente o consumidor na pré-venda, as plataformas de SAC aumentam em até 3x a possibilidade de concluir uma venda no marketplace.

Aumento da produtividade da equipe de SAC

Além de centralizar múltiplos canais e contas em um único lugar, as plataformas dispõem de recursos que reduzem o esforço manual (Chatbot, Atalhos, Dados Essenciais, Respostas Prontas e outros).

Informações gerenciais de fácil acesso

Com relatórios claros e precisos, o processo de tomada de decisões fica muito mais simples. A sensação é de que nunca foi tão fácil gerenciar o seu negócio!

Ei, seller! Conheça as tendências de atendimento ao cliente pós-pandemia e saia na frente.

Plataforma de SAC para marketplaces

Agora que você já compreendeu as especificidades do atendimento nos marketplaces, precisa conhecer o Predize: uma plataforma de SAC inteligente que otimiza o atendimento ao consumidor.

De forma dinâmica, o Predize ajuda quem vende em marketplaces a garantir a satisfação de seus clientes, fortalecer sua reputação e aumentar a conversão de vendas.

O serviço é capaz de analisar corretamente o contexto, avaliar as possibilidades e rapidamente sugerir soluções. Tudo isso com segurança e tecnologia e sem necessidade de aumento de mão-de-obra!

Quer saber mais sobre o Predize? Acesse o site da plataforma e conheça todas as funcionalidades e benefícios.

Conclusão

O momento do e-commerce é de crescimento. A pandemia da Covid-19 acelerou ainda mais esse processo, e as empresas já perceberam a necessidade de aproximar o cliente e reforçar os canais de atendimento, seja nas redes sociais, nos sites de avaliação, no telefone, no e-mail ou nos marketplaces.

A cada dia que passa, o termo Customer Experience fica mais popular, e isso mostra que o consumidor nos dias atuais é tratado como o “bem” mais precioso de uma empresa. Afinal de contas, um produto excelente não se vende sozinho, não é mesmo?

Para os sellers que atuam no marketplace, as plataformas de SAC são ótimas ferramentas. Além de melhorar a experiência do consumidor e ajudar a definir o sucesso do vendedor, elas também beneficiam os canais parceiros, pois causam uma boa impressão sobre a compra naquela bandeira.

Quer investir em soluções inovadoras focadas na experiência do consumidor? Conte com o Predize, uma das primeiras plataformas de SAC voltadas para quem vende em marketplace. Entre em contato para falar com especialistas da área ou solicitar uma demonstração!

Este artigo tem 0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar
Abrir o chat
Precisa de ajuda?