skip to Main Content
Já é cliente? Acesse aqui: Login

A importância do atendimento humanizado nos canais de vendas online

A humanização do atendimento é uma estratégia que foca na experiência do consumidor e o aproxima da marca. Essa postura também precisa ser adotada no suporte online, já que a tecnologia não dá conta de todas as interações humanas.

Neste post, vamos te mostrar como o atendimento humanizado pode contribuir para aumentar as vendas e fortalecer a reputação do seu negócio no marketplace. Mas, antes, é preciso entender como esse diálogo deve ser construído.

Prepara o cafezinho e vamos lá!

O que é atendimento humanizado

O atendimento humanizado busca dar assistência ao cliente de forma “humana” e personalizada, evitando respostas prontas e interações rasas. O suporte é individual, transparece empatia e foca na resolução dos problemas.

Por que esse tipo de atendimento faz diferença? É fácil: porque as interações positivas da sua marca com o consumidor podem resultar em fidelização. Por outro lado, quando a experiência é negativa, você corre o risco de perder clientes e prejudicar a reputação da sua empresa.

Como fica o atendimento ao cliente durante e após a pandemia? Confira este artigo completo sobre o tema!

Atendimento de alta performance

Investir na humanização não significa deixar as ferramentas e tecnologias de lado. O atendimento de alta performance é o equilíbrio perfeito: concilia a automação de processos com a experiência do usuário!

Canais de autoatendimento, como chatbots e páginas da FAQ, podem ser personalizados de acordo com o perfil da marca. Além disso, com o apoio da tecnologia, você consegue responder as questões com rapidez e assertividade, aumentando o nível de satisfação do cliente e melhorando sua reputação nos canais de venda.

Benefícios do atendimento digital

Se a tendência é humanizar, por que continuar atendendo no virtual? A resposta é simples: porque os consumidores desejam fluidez, agilidade e exclusividade no atendimento, e o mundo digital oferece recursos que ajudam a cumprir essas expectativas.

Confira outras vantagens do atendimento em canais digitais:

  • Facilitar o fluxo de comunicação;
  • Automatizar e agilizar processos;
  • Gerar dados e indicadores;
  • Personalizar e alinhar a comunicação de acordo com a jornada do cliente;
  • Fidelizar clientes e conquistar promotores da marca;
  • Gerar novas oportunidades de negócio e aumentar o lucro.

O que você sabe sobre construção de marca no ambiente digital? Clique aqui e veja como acertar o posicionamento.

Treinamento e aperfeiçoamento da equipe

Por mais que a sua empresa invista em softwares para aperfeiçoar e agilizar o atendimento, profissionais capazes de atender o público de maneira assertiva e personalizada são indispensáveis.

Ofereça capacitação e aperfeiçoamento contínuos para que os colaboradores desenvolvam as habilidades necessárias e consigam resolver os problemas de maneira ágil e efetiva. Esse é um investimento que tende a trazer ótimos frutos em médio e longo prazo!

Além disso, colaboradores que estão imersos na realidade do negócio e nas necessidades dos clientes antecipam problemas e encontram deficiências com mais facilidade, podendo também sugerir melhorias e oferecer dicas.

Diálogo com o cliente e feedbacks

A proposta do atendimento humanizado é melhorar a relação com o consumidor, mas isso só acontece se a sua empresa estiver disposta a ouvi-lo. Abra espaço para que ele dê a sua opinião, destaque suas necessidades e insatisfações. Ninguém melhor que o próprio cliente para mostrar os pontos fracos do processo de atendimento!

Invista em um canal para receber feedbacks e insights e utilize esses indicadores para realizar as melhorias necessárias. Não faz sentido manter práticas que geram insatisfação ou não apresentam solução para os questionamentos, concorda?

Você pode coletar o sentimento dos clientes em perguntas ao final de cada atendimento, nas redes sociais ou em pesquisas de satisfação, que podem ser enviadas para a sua base de e-mail. Novamente, use a tecnologia a seu favor!

A tecnologia como aliada do atendimento

Investir em ferramentas para aprimorar a linguagem e interação entre o consumidor e a sua marca é sempre uma boa ideia. Plataformas de SAC que integram contas, por exemplo, centralizam e integram as interações de todos os canais de venda.

É o caso do Predize, uma plataforma de SAC desenvolvida para sellers de marketplaces! O serviço comporta grandes volumes de atendimento, mantendo seus dados seguros em um ambiente estável e funcional.

O Predize otimiza recursos, facilita os processos de decisão e permite uma interação focada no consumidor final, por meio de um atendimento consultivo e humano. Tudo isso com foco na reputação do seu e-commerce e na conversão de vendas!

Quer apostar em um atendimento humanizado e eficaz? Entre em contato com a nossa equipe e automatize o SAC da sua empresa!

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar
Abrir o chat
Precisa de ajuda?