Por que o ERP é importante na gestão de diversos canais de venda?

10 de outubro de 2022 por victor matheus 🗨 Sem comentu00e1rios

Os canais de venda são ótimas opções de expansão e de crescimento para a sua empresa, pois podem aumentar o número das vendas e otimizar o desenvolvimento de sua loja.  

Mas, ao adotar diversos canais de venda, surge um problema: uma grande quantidade de informações vinda de diversos meios. Aí vem a pergunta: como organizar esta grande quantidade de dados e gerir diversos canais de venda? 

E é neste aspecto que o ERP entra como uma ferramenta de gestão muito interessante para a sua empresa.  

Mas, antes, o que é e como funciona um ERP integrado? 

O ERP, ou “Enterprise Resource Planning”, é um sistema de gestão que integra todos os setores da empresa em um só lugar. Ou seja, todas as pessoas que trabalham nas áreas comercial, estoque, financeiro, distribuição e atendimento podem acessar a mesma ferramenta e desempenhar suas funções. 

Equipe de trabalho reunida em uma mesa, conversando, com computadores ao redor.
Com o ERP, você otimiza a integração entre equipes.

Se a área de compras decidiu fazer um pedido de produtos, o profissional responsável pode inserir essa informação dentro do sistema em poucos cliques.  

Ao receber o pedido, o setor de estoque pode verificar se os itens recebidos batem com o solicitado e atualizar a quantidade conforme for realizando as entregas. 

Isso significa que a empresa não precisa se preocupar com equívocos ou outros problemas relacionados à falta de informação. Dentro do ERP integrado, o negócio funciona como um todo, e cada um dos processos ou produtos pode ser monitorado em um mesmo layout. 

O ERP traz vantagem competitiva à gestão de canais de venda 

É possível aumentar (e muito) a inteligência da sua gestão de canal de vendas, por meio do uso de sistemas de gestão do tipo ERP. Isso porque esta ferramenta garante a centralização das informações e dos processos. 

Dessa forma, assegura que a sua visão de negócio se torne muito mais estratégica, pois é possível usar os dados fornecidos pelos diversos canais de venda em favor das táticas de mercado da empresa.  

Time em reunião, analisando dados em uma tela.
Um sistema de gestão ERP permite que uma loja alcance uma gestão integrada e uma operação otimizada.

Seja para obter uma visão macro ou individualizada da empresa para cada canal de vendas, o ERP será de grande ajuda, fornecendo informação atualizada para uma tomada de decisão data-driven.  

Como um ERP auxilia na gestão de canais de venda? 

Quem gerencia uma loja sabe que organização e boa gestão de dados garantem fluxo de trabalho ágil e produtivo. Principalmente quando se lida com diversos canais de venda, em que as informações vêm das mais diversas fontes, o que torna as operações complexas e difíceis de controlar, a gestão eficiente de dados e processos é fundamental.  

Ao investir em um ERP integrado, sua loja aumenta produtividade e competitividade. Veja alguns benefícios de implementar esse modelo de sistema de gestão na sua empresa: 

1.  Integração de dados 

Seja com um ERP para e-commerce, marketplaces ou até loja física, os dados podem ser integrados entre os departamentos e compartilhados pelos vários setores da empresa. Assim, a administração fica centralizada em uma única plataforma. 

Além disso, estes softwares permitem emitir relatórios gerenciais com dados sobre os seus processos de forma macro e unificada - ou seja, para toda a empresa - ou de forma micro, setorizada, por exemplo, um canal de venda específico.  

Mesa com post its, dados e gráficos sobre gestão empresarial.
Com o ERP, você cria relatórios robustos sobre sua operação.

Você consegue estabelecer estratégias baseadas em informações confiáveis sobre o negócio e tomar decisões orientadas por dados.  

2.  Comunicação interna eficiente 

Um ERP ajuda na comunicação interna da sua empresa. O sistema permite delegar funções para diferentes áreas. Assim, os profissionais recebem notificações automáticas, agilizando o trabalho de toda a equipe através de fluxos de trabalho customizados e que podem ser acompanhados e executados diretamente no ERP. 

Com isso, a facilidade de comunicação oferecida pelo sistema de gestão aumenta a produtividade do time e economiza o tempo dos profissionais, que não precisam perder tempo com atividades manuais e podem se dedicar a demandas estratégicas. 

3.  Redução de erros 

Como o software de gestão automatiza as tarefas e conta com um processamento de dados rápido e eficiente, evita possíveis erros pelo fator humano.  

Isso também contribui para a otimização da produtividade do time e a redução de custos com retrabalho. Você ainda evita perdas financeiras importantes por possíveis erros de cálculo. 

Mulher sentada no notebook, atendendo celular e trabalhando.
Diminua erros operacionais com um bom ERP.

Além disso, a automatização dos processos diminui o consumo de papel, reduzindo as chances de extravio de documentos importantes.  

4.  Relatórios eficientes 

A integração dos dados em um sistema ERP permite que as informações sejam facilmente evidenciadas por meio de relatórios para apoio gerencial e, ainda, ajudar na tomada de decisões. Os insights estão disponíveis para os gestores, implementando naturalmente uma operação data-driven.  

Com isso, a gestão ganha transparência, credibilidade e agilidade nos processos internos do seu negócio.  

Os relatórios permitem ainda acompanhar indicadores importantes para a empresa e ajudam a criar metas com o objetivo de construir uma cultura de melhoria constante. 

5.  Controle de processos 

Para empresas que possuem uma loja virtual, um ERP para e-commerce traz um ganho significativo ao lidar com grandes volumes de pedidos, ou seja, as solicitações podem ser gerenciadas por várias pessoas ao mesmo tempo e com atualizações de status em tempo real. 

Outra vantagem do ERP é que o controle de processos é feito automaticamente pelo sistema, com fluxos de trabalho e notificações para os responsáveis, inclusive para gestão de múltiplos CNPJs.  

As automações e integrações automatizadas dispensam o trabalho manual, agilizando as ações rotineiras do negócio, trazendo melhores resultados em menos tempo. 

6.  Integração completa dos canais de venda 

Se você tem um e-commerce e uma loja física ou está presente em um marketplace, um ERP integrado pode ser uma saída bastante eficiente para conectar todos os seus espaços de vendas.  

O sistema oferece gestão integrada de estoque, permite controlar entradas e saídas, além de acompanhar o seu fluxo de caixa e facilitar o processo de projeção de vendas de cada um desses canais. 

Além disso, integrar seus canais de venda ajuda a entregar uma experiência mais positiva ao cliente, garantindo omnicanalidade e mais credibilidade à sua empresa. 

Da mesma forma, essa integração contribui para a melhora na comunicação com os consumidores, assim como com o time, evitando ruídos entre os profissionais e agilizando a resolução de problemas. 

Como o ERP ajuda na melhora da experiência de consumo? 

Com todas as facilidades apontadas, é possível trazer mais inteligência a um dos aspectos mais importantes da jornada de venda: a experiência de consumo. 

Isso porque, por meio do uso de dados de forma mais organizada, integrada e inteligente, a taxa de erros no fluxo processual diminui bastante. Você aprende a utilizar as informações fornecidas para saber as reais necessidades e anseios de seu consumidor ao interagir com a sua marca – de acordo com cada canal de venda – e ainda oferece uma experiência final muito mais vantajosa ao seu consumidor. 

O ERP garante mais segurança às informações e ao fluxo processual 

Com a integração dos dados dos diversos canais de venda em um só lugar, a sua empresa tem acesso a mais segurança dos dados e do processo, evitando erros e problemas internos. 

Mulher apertando a mão de homem em reunião empresarial.
O ERP é uma excelente ferramenta para fornecer insights e gerar ótimas experiencias aos clientes.

Isso porque é possível gerenciar toda a sua operação através do ambiente do ERP de maneira muito organizada e visual, isso facilita a comunicação interna entre os diversos departamentos e até mesmo empresas terceiras – como transportadoras – e garante mais transparência ao fluxo de dados. 

Deste modo, nada se perde e tudo fica computado, evitando erros e garantindo mais segurança às informações recebidas e enviadas. 

Em resumo, o ERP é um grande parceiro da sua empresa, especialmente, quando se utiliza diversos canais venda, pois traz organização, integração, transparência, diversas facilidades e segurança a seu processo de vendas, por mais amplo e complexo que ele seja. 

Que tal utilizar um ERP para centralizar a operação dos seus canais de venda? 

Com o ERP Master da Alternativa Sistemas você integra todos os seus canais de venda em um único ambiente, centralizando e simplificando a gestão dos seus canais, inclusive o atendimento de cada um deles.  

Se você quiser saber mais sobre o ERP com o melhor custo-benefício e mais conectado do mercado, fale agora com os especialistas da Alternativa Sistemas. 

Clique e acesse o site do ERP Master da Alternativa Sistemas.

victor matheus

Politica de PrivacidadeTrabalhe ConoscoCanal de Ética
44 99115-2521
comercial@predize.com.br

Avenida Carneiro Leão, 563 - 2° Andar
Centro Empresarial Le Monde Sobreloja
Maringá, PR - CEP- 87014-010
O Predize é uma solução de atendimento (SAC) para quem vende em marketplaces. Centralize seu atendimento em um único lugar e atenda com mais agilidade suas conversões, pós-vendas e reclamações. Melhore sua performance, sua reputação e aumente suas vendas.