Por que realizar análise de métricas de vendas em marketplaces?

1 de agosto de 2022 por victor matheus 🗨 Sem comentu00e1rios

A análise de métricas é indispensável para a tomada de decisões estratégicas em qualquer negócio. Sem o monitoramento dos dados, não é possível validar a efetividade do planejamento e da execução de qualquer ação

Nas vendas em marketplaces, isso não é diferente. Manter o acompanhamento dos resultados alcançados em cada plataforma te permite entender quanto um investimento está te dando retorno ou não. 

Continue neste artigo e aprenda: 

  • O que são métricas? 
  • Por que acompanhar métricas de vendas é importante? 
  • Principais métricas para vendas em marketplaces
Clique na imagem e baixe o material gratuitamente.

O que são métricas? 

As métricas são os dados quantitativos que indicam o desempenho de uma ação. A partir da coleta de dados mensuráveis, é possível obter métricas para analisar o que está dando certo ou não nas suas estratégias de negócio. 

No mundo dos negócios, existem diferentes tipos de métricas: de desempenho, financeiras, de avaliação, de produto, de software, entre outras. É comum, também, que as métricas mudem de acordo com a estratégia e seu objetivo

Por que acompanhar métricas de vendas é importante? 

Equipe de trabalho conversando sobre dados e gráficos existentes em um papel.
As métricas garantem que suas ações estão sendo um sucesso.

Toda estratégia bem planejada tem métricas relevantes definidas desde o início. Além de planejar e executar, é preciso monitorar as ações para entender quando estamos no caminho certo ou temos que replanejar – e são as métricas que nos mostram isso. 

Entenda quatro benefícios das métricas de vendas para o seu negócio: 

1. Mensuração de objetivos 

Quando se estabelecem métricas de vendas, é possível ter dados reais e palpáveis para entender se o desenvolvimento da estratégia traçada está acontecendo conforme o planejamento. 

Isto é, as métricas são os indicativos dos resultados reais que se está tendo com uma ação. Uma vez que você tem esses dados em mãos e sabe analisá-los, é possível entender se o objetivo inicial será alcançado ou não. 

2. Visão estratégica 

A partir da coleta de dados reais e da análise deles, é possível ter uma visão estratégica geral sobre seu projeto. Será possível alcançar a meta de vendas do mês? Do ano? Precisamos reduzir algum custo imprevisto? Essas e outras questões podem ser respondidas quando se tem boas métricas de vendas e acompanhamento dos resultados. 

Desse modo, as métricas não funcionam apenas como indicativos de resultado, mas como base para tomadas de decisão estratégicas. Com um dashboard bem planejado e monitoramento constante, é possível prevenir perdas. 

3. Monitoramento do ticket médio 

Homem no computador, falando no celular. Ao fundo, seus colegas de trabalho.
O ticket médio é uma das métricas mais importantes para a saúde financeira do negócio.

As métricas de conversão e receita podem te indicar o movimento do ticket médio do seu site. Dessa forma, é possível entender o impacto de estratégias de marketing nas vendas, por exemplo. 

4. Ciclo de vendas 

É possível usar as métricas para entender a efetividade do seu ciclo de vendas e encontrar os pontos a serem aprimorados. Para isso, vale a pena analisar, por exemplo, em qual etapa há mais reclamações ou desistências. 

Como a experiência do consumidor tem grande peso nas vendas, monitorá-la com métricas reais é uma forma de sempre pensar em atualizações para o seu negócio de acordo com as dores dos usuários. 

Principais métricas para vendas em marketplaces 

Que ter métricas bem definidas é importante já ficou claro, mas será que qualquer métrica vale? Não! As métricas reais precisam estar alinhadas com os objetivos da sua estratégia. Senão, você não conseguirá analisá-las ou tomar decisões seguras e assertivas a partir delas. 

Para te ajudar, levantamos as principais métricas para vendas em marketplaces: 

Fluxo de caixa 

O fluxo de caixa mostra a interação entre entradas, investimentos e gastos da empresa. É a métrica que te permite entender a real situação financeira do seu negócio

Homem de camisa e gravata analisando gráficos e fazendo contas na calculadora.
O fluxo de caixa indica quais movimentações financeiras têm acontecido no seu e-commerce.

Ao analisar o fluxo de caixa, é possível saber quando há mais capital disponível para investir e quando é necessário rever os custos, por isso, é uma métrica indispensável para acompanhamento das vendas em marketplaces. 

Estoque 

Saber quantos produtos você tem em estoque, com qual frequência precisa reabastecê-lo, quantas vendas perde por não acompanhar o fluxo – tudo isso é essencial para que o dinheiro investido em produtos seja melhor aproveitado

Ao analisar métricas de estoque nas vendas nos marketplaces, você pode monitorar quais itens são mais pedidos para remanejar os investimentos daqueles que quase não saem, por exemplo. 

Atendimento 

Nos marketplaces, como o Mercado Livre, o atendimento ao cliente tende a ser um forte fator de decisão de compra. Assim, metrificar a quantidade de perguntas a serem respondidas é essencial para traçar estratégias efetivas para um atendimento rápido e resolutivo. 

Outra ideia é metrificar o tempo de atendimento, para entender como está o indicador em relação ao que pede o SLA dos canais de vendas que você atende. 

Além disso, você consegue parametrizar as principais dúvidas que seus consumidores estão tendo. A partir disso, é possível otimizar anúncios, descrições de produtos e outros conteúdos para antecipar as dúvidas e tornar a jornada de compra mais fluida, o que pode impactar nas suas taxas de conversão.

Clique na imagem e faça o download do material gratuitamente.

O Predize conta com um dashboard que centraliza as demandas de atendimento de todos os seus marketplaces em um único lugar. Dessa forma, é muito mais simples e rápido identificar as dificuldades dos clientes, metrificar o nível de demanda de atendimento e responder em tempo ágil, poupando recursos e esforços do seller e da sua gestão de SAC

Status de pedido 

Saber a quantidade de pedidos em cada status é essencial para analisar a eficiência do seu sistema logístico. Tenha como parâmetros os pedidos aprovados, enviados e entregues pelo menos para conseguir gerir a demanda de forma prática e eficaz. 

Com esses dados, é possível traçar estratégias de logística para baixa, média e alta demanda, além de entender se é preciso investir mais em alguma etapa. Tudo isso vai impactar no fluxo das vendas do seu negócio, assim, é interessante tentar acompanhar esses indicadores de performance quase em tempo real. 

Entregas 

Metrificar as entregas é interessante tanto para otimizar sua logística e gerir seus custos quanto para garantir boas avaliações nos marketplaces. Afinal, a entrega é um dos poucos contatos diretos que o consumidor tem com a sua empresa ou um representante dela, então, é uma etapa que não pode apresentar falhas

Busque indicadores de qual modalidade é a mais pedida pelos clientes, a quantidade de entregas que retornam, as taxas de cada modalidade ou transportada, entre outros. 

Além disso, o acompanhamento da entrega facilita no momento de atualizar os clientes sobre o envio dos pedidos, uma demanda alta e essencial para a experiência de compra. 

Satisfação do cliente 

Explore os campos de avaliação como dados para entender os resultados do seu negócio. A satisfação do cliente é o que determina uma indicação, uma nova compra ou, em casos negativos, uma má reputação. 

Considere as notas deixadas pelos clientes bem como os comentários, analisando parâmetros como atendimento, agilidade, qualidade do produto. Essas métricas são indispensáveis para entender se o seller está conseguindo entregar o que os consumidores buscam

Além disso, mapeie os principais pontos de insatisfação para otimizá-los. Desde um atendimento humanizado e ágil até encontrar um fornecedor de maior qualidade, é fácil tomar essas decisões com base no que os consumidores apontam. 

Mas, para que isso não se torne um trabalho extra, vale a pena contar com soluções como o Predize, assim, a visualização das demandas fica concentrada e o seller se dedica às soluções. Quer saber mais? Clique na imagem abaixo e conheça a marca! 

Clique e acesse o site do Predize!

victor matheus

Politica de PrivacidadeTrabalhe ConoscoCanal de Ética
44 99115-2521
comercial@predize.com.br

Avenida Carneiro Leão, 563 - 2° Andar
Centro Empresarial Le Monde Sobreloja
Maringá, PR - CEP- 87014-010
O Predize é uma solução de atendimento (SAC) para quem vende em marketplaces. Centralize seu atendimento em um único lugar e atenda com mais agilidade suas conversões, pós-vendas e reclamações. Melhore sua performance, sua reputação e aumente suas vendas.