5 dicas de como fazer a gestão da reputação nos marketplaces 

18 de abril de 2023 por Equipe Predize 🗨 Sem comentários

A gestão da reputação é uma atividade crucial para quem atua no marketplace e contribui para gerar confiabilidade e credibilidade. Trata-se de ações que atuam para monitorar e melhorar a imagem da marca e a percepção dos clientes.   

Nesse sentido, adotar estratégias para aperfeiçoar a reputação do marketplace é imprescindível para o posicionamento. São ações que fazem a diferença para ter vantagens competitivas, destacar-se dos concorrentes e facilitar as conversões. 

Quer saber mais sobre o assunto? Neste post você vai entender o que é esse conceito e conhecer 5 dicas para fazer uma excelente gestão da reputação no marketplace! Continue a leitura e saiba mais sobre benefícios e soluções para alcançar a excelência!  

A gestão da reputação nos marketplaces

A reputação de uma marca consiste, basicamente, na avaliação que a loja recebe dentro do marketplace e pode ser tanto negativa quanto positiva. Ela retrata a confiabilidade entre os consumidores e a loja, com base na experiência de compra.  

Sendo assim, a reputação de um lojista é constituída por alguns critérios e seguem as regras de classificação do marketplace. Alguns exemplos são:  

  • qualidade do atendimento; 
  • transparência na venda; 
  • reclamações e devoluções; 
  • entrega no prazo; 
  • opinião e experiência do cliente

A gestão da reputação, portanto, é um conjunto de estratégias para monitorar e gerenciar a imagem e percepção de uma loja. O foco é oferecer processos de excelência de ponta a ponta, para melhorar a classificação no marketplace. 

Benefícios da gestão da reputação

O nível de exigência do consumidor evoluiu muito ao longo dos anos. Hoje em dia, a tomada de decisão de compra acontece pela avaliação de fatores que vão além do preço, mas sobretudo, a experiência oferecida pela loja no marketplace. 

Em vista desse fato, investir em uma gestão da reputação eficiente é um diferencial poderoso e que contribui para elevar a conversão. Afinal, os clientes preferem efetuar suas compras em lojas confiáveis, especialmente quando a compra é online. 

Os benefícios da gestão da reputação são muitos, como; 

  • melhor posicionamento na página do marketplace; 
  • aumento do ticket médio; 
  • melhor desempenho na captação de clientes; 
  • elevação dos níveis de fidelização; 
  • menor número de reclamações e devoluções. 
  • redução do abandono de carrinho. 

Como o marketplace é competitivo, a satisfação e construção de uma boa reputação será decisiva para se destacar. O consumidor terá maior confiança para procurar a loja e realizar novas compras — fator importante para o crescimento. 

5 dicas para fazer a gestão da reputação

A gestão da reputação no marketplace é uma atividade que deve ser considerada prioridade para todo gestor. Trata-se de algo que vai impactar diretamente na visibilidade e competitividade da loja e, consequentemente, nos resultados. 

O primeiro passo para fazer um bom gerenciamento é compreender quais são os pilares para melhorar as relações e processos no marketplace. Com planejamento e ações bem direcionadas, será possível alcançar a excelência relacionada a todos benefícios. 

Para ajudar nessa tarefa, veja algumas dicas relevantes a seguir! 

1. Monitore a exposição da sua marca 

Antes de qualquer atitude, é interessante avaliar como está a situação atual da loja no marketplace. Esse diagnóstico inicial será muito importante para entender o que está indo bem e os pontos que precisam ser aprimorados, considerados prioritários. 

Portanto, analise todos os marketplaces em que a loja atua, as regras, comentários de clientes, redes sociais e o nível de exposição da loja. Com dados precisos, será mais fácil organizar um planejamento específico para a gestão da reputação. 

2. Foque na experiência do cliente 

A experiência do cliente em toda a jornada de compra é um dos maiores pilares para a construção da reputação. Consiste em um dos aspectos que influenciam na satisfação e fidelização, por isso, é um tema que merece toda a atenção. 

Adote um atendimento personalizado e tenha foco em promover soluções que atendam às necessidades do cliente. Disponibilize canais de comunicação diversificados, responda a todos os feedbacks e garanta um bom pós-venda. 

3. Ofereça produtos de qualidade 

Os produtos de boa qualidade sempre atendem às expectativas e assim, podem gerar avaliações positivas dos clientes. Assim sendo, garanta que todo o portfólio seja de qualidade e com todas as especificações e orientações claras nos anúncios. 

4. Entregue com agilidade e pontualidade 

Os atrasos nas entregas e demora para responder questionamentos são fatores que comprometem a satisfação do cliente. Além disso, gera uma avaliação negativa da loja e consequentemente, dificulta novas vendas e impacta na reputação da loja. 

Para evitar essa situação, invista em ações para garantir a agilidade no atendimento e entregas dentro do prazo estabelecido. Assim, será possível construir uma boa relação com o consumidor e elevar as possibilidades para melhorar a imagem no marketplace. 

5. Utilize ferramentas para a gestão

 Muitas lojas virtuais atuam em diferentes marketplaces e um dos maiores desafios é gerenciar todas as ações com eficiência. Trata-se de uma tarefa que exige tempo e esforço da equipe, e nem sempre os resultados são compatíveis com as expectativas. 

Uma ótima alternativa para melhorar o desempenho do trabalho é investir em um sistema que ofereça ferramentas para a gestão da reputação. Além de centralizar dados, contribuem para aumentar o controle e tornar as atividades precisas. 

Por que contar com o Predize? 

O desempenho da gestão é decisivo para o sucesso nas vendas e construção de uma boa reputação. No entanto, sem as devidas ferramentas, o trabalho acontece de forma manual, pouco produtiva e com maior margem de erros. 

Quando o lojista atua em diferentes markeplaces, como o Mercado Livre, Amazon e outros, tudo pode ser ainda mais desafiador. Por isso, contar com um sistema específico para a gestão é uma necessidade para quem deseja evoluir. 

O Predize é uma ferramenta inovadora e que reúne funções exclusivas para aprimorar a gestão da reputação no marketplace. Com um dashboard intuitivo e solução em inteligência artificial, promove a agilidade, produtividade e um controle centralizado.   

Ao contar com o Predize, você terá diferenciais como: 

  • atendimento centralizado e ágil; 
  • gestão em uma única aba; 
  • automatização do atendimento
  • integração com os maiores marketplace do país; 
  • dashboard de indicadores; 
  • organização por Tags; 
  • mensagens automáticas e muito mais. 

Todas as funcionalidades do Predize são focadas em promover a reputação da loja e auxiliam a gestão a otimizar o tempo e a organização. Apresenta, inclusive, dados cruciais para enxergar o que precisa melhorar para gerar satisfação e vender mais. 

Em conclusão, notamos que a gestão da reputação é um aspecto imprescindível para o sucesso de uma marca no marketplace. Aperfeiçoar a imagem e a percepção do cliente será um diferencial importante para elevar as conversões e os resultados. 

Gostou do conteúdo? Que tal conhecer soluções modernas e intuitivas para otimizar a gestão da reputação no seu negócio? Entre em contato conosco, conheça o Predize e veja como podemos ajudar!  

Veja também: As empresas e vantagens do Grupo B2W

Equipe Predize
Politica de PrivacidadePolítica de Segurança da InformaçãoTrabalhe ConoscoCanal de ÉticaManual de FornecedoresSoluções DB1 Group
44 99115-2521
comercial@predize.com.br

Avenida Carneiro Leão, 563 - 2° Andar
Centro Empresarial Le Monde Sobreloja
Maringá, PR - CEP- 87014-010
O Predize é uma solução de atendimento (SAC) para quem vende em marketplaces. Centralize seu atendimento em um único lugar e atenda com mais agilidade suas conversões, pós-vendas e reclamações. Melhore sua performance, sua reputação e aumente suas vendas.