5 livros sobre e-commerce que todo gestor de atendimento deve ler!

4 de março de 2024 por Equipe Predize 🗨 Sem comentários

Ser um gestor de atendimento implica aprendizado constante para lidar com as demandas do dia a dia. Afinal, os desafios são muitos e precisam ser tratados da melhor forma! Para isso, contar com livros sobre e-commerce é uma excelente ideia. 

Muito mais do que entreter, diversos títulos literários são repletos de dicas, ideias e cases de sucesso vividos pelos escritores. Dessa forma, você consegue tirar insights para sua própria realidade, colocando-os em prática na operação. 

Pensando nisso, separamos 5 livros sobre e-commerce que se tornarão um guia de bolso na hora de realizar a gestão de e-commerce! Confira a lista e comece a leitura assim que possível. 

5 livros sobre e-commerce para começar a se desenvolver hoje

Existem inúmeros livros sobre e-commerce que podem te ajudar no momento de realizar a gestão de atendimento. Para te ajudar a escolher o que melhor se encaixa na sua necessidade, separamos 5 títulos de assuntos variados. 

Além de lê-los, como gestor de atendimento, você pode desenvolver grupos de estudo com a equipe, para debater os temas dos livros. Assim, auxilia no desenvolvimento profissional de toda a equipe! 

1. "Líderes digitais: um ensaio sobre como gerir negócios digitais na visão de 21 líderes brasileiros" por Gabriel Lima

Quem procurar livros sobre e-commerce nacionais vai se envolver com as visões de negócios presentes em Líderes digitais! Nesta obra, Gabriel Lima entrevista 21 pessoas que possuem grandes marcas brasileiras, para compartilhar como elas se estruturaram. 

Além de insights sobre negócios, o livro aborda habilidades importantes para a gestão de e-commerce, como relacionamento, visão estratégica e comunicação. 

O título ainda traz ideias para o futuro das lojas virtuais no Brasil, bastante úteis na hora de realizar seu planejamento estratégico para os próximos anos!  

2. "Alibaba, a gigante do comércio eletrônico: o império construído por Jack Ma" por Duncan Clark

Este é apenas um dos livros de e-commerce que conta a história de uma grande companhia construída em pouco mais de uma década! Alibaba nos apresenta mais da vida de Jack Ma, fundador de um dos maiores grupos de empresas do mundo. 

Com entrevistas e relatos exclusivos, Duncan Clark escreve uma obra que mostra como conquistar o sucesso nos negócios, com insights e dicas que seguirão com você em todo seu desenvolvimento profissional! 

3. "A loja de tudo: Jeff Bezos e a era da Amazon" por Brad Stone

É fato que a Amazon trilhou um caminho de sucesso quando o assunto são vendas online. A marca conseguiu sair de uma loja de livros para um dos maiores marketplaces atualmente em questão de anos, graças à atuação inovadora de Jeff Bezos, seu criador. 

Este é um dos livros de e-commerce que certamente se tornarão um guia. A loja de tudo é uma espécie de biografia da Amazon, que conta a história de como a startup se tornou tão grande quanto é reconhecida. 

Mais do que as ideias e a vida de Jeff Bezos, o livro sobre e-commerce traz relatos de amigos, familiares e funcionários da Amazon, que tornam os relatos mais ricos. 

A relevância da obra para as empresas foi tamanha que ele ganhou o prêmio de melhor livro de negócios em 2013, pela Financial Times e pela Goldman Sachs! Logo, vale a pena utilizá-lo no seu desenvolvimento profissional como gestor de atendimento. 

4. "A arte de encantar clientes: 5 passos para atender com excelência e impulsionar os negócios" por Erik Penna

Atrair, fidelizar e encantar clientes faz parte da rotina de qualquer gestão de e-commerce. Inclusive, na rotina do time de atendimento, essa é uma habilidade fundamental. 

Este é um dos livros de e-commerce simples, direto e bastante prático de aplicar. Composto de cinco dicas e pautadas na metodologia STAR ele ensina como contratar pessoas alinhadas a seus objetivos, como treiná-las e como, nesse processo, encantar seus clientes. 

5. "Apaixone-se pelo problema, não pela solução" por Uri Levine

Escrito pelo cofundador da Waze, um dos maiores aplicativos de transporte do mundo, este é um dos livros sobre e-commerce que funcionarão como um verdadeiro mapa! 

Na obra, Levine comenta suas experiências como gestor do app, com ensinamentos para que outros empreendedores consigam ter sucesso e alavancar seus negócios no mundo digital. 

O foco principal é auxiliar na identificação dos problemas dos seus clientes, usando isso para oferecer soluções inovadoras! 

A importância do aprendizado contínuo para gestores 

Realizar a gestão de um e-commerce é uma tarefa que envolve várias pequenas demandas. Justamente por isso, se capacitar constantemente é fundamental. 

Em um mundo com tantas mudanças tecnológicas acontecendo, ficar por dentro de todas as inovações e conseguir aplicar o que é necessário no seu negócio envolve estudo constante. 

Mais do que livros sobre e-commerce, é importante consumir cursos e treinamentos, visitar eventos do seu setor e acompanhar nomes de referência da área. Assim, você fica por dentro das informações! 

Além de atualização constante, continuar se desenvolvendo traz outras vantagens. Confira algumas delas! 

Exemplo para o time

Ao consumir livros sobre e-commerce, realizar treinamentos e continuar aprendendo, você demonstra para seu time que continuar se desenvolvendo é parte da carreira de todas as pessoas, sem distinção de cargos e ocupações. 

Mais referências

Quanto mais você lê, mais referência reúne para si. Assim, consegue expandir seu conhecimento e até ter mais ferramentas para resolver problemas e situações complexas. 

Portanto, escolha quais livros sobre e-commerce da lista irá consumir e comece a se desenvolver o mais breve possível! 

O impacto dos livros sobre e-commerce no desenvolvimento profissional 

Junto de treinamentos e cursos, os livros sobre e-commerce e outros temas importantes para o desenvolvimento profissional se mostram grandes aliados na hora de alavancar sua carreira. 

Nesse caso, a grande relevância está no aprofundamento do conteúdo. Geralmente, livros são mais densos e conseguem esmiuçar melhor detalhes. Além disso, podem ser grifados, para que as partes mais relevantes sejam revistas com facilidade. 

Para quem prefere praticidade, os leitores digitais, como o Kindle, são uma excelente opção. Além de serem leves, podem agregar mais de uma obra ao mesmo tempo. 

Agora, caso você seja mais do papel, as obras impressas também são excelentes na hora de continuar se desenvolvendo. 

Independentemente da forma, um fato é certo: como gestor de atendimento, é importante ler livros e estudar para impulsionar sua operação! 

Com os livros sobre e-commerce certos na prateleira para serem consumidos, é a hora de ler e aplicar as inovações na sua operação!

Para agregar ainda mais à sua operação, você também pode contar com o Predize, software para SAC em marketplaces capaz de automatizar respostas. Quer saber mais? Confira no vídeo abaixo:

Leia também: Como fazer um bom atendimento online e aumentar suas vendas?

Equipe Predize
Politica de PrivacidadePolítica de Segurança da InformaçãoTrabalhe ConoscoCanal de ÉticaManual de FornecedoresSoluções DB1 Group
44 99115-2521
comercial@predize.com.br

Avenida Carneiro Leão, 563 - 2° Andar
Centro Empresarial Le Monde Sobreloja
Maringá, PR - CEP- 87014-010
O Predize é uma solução de atendimento (SAC) para quem vende em marketplaces. Centralize seu atendimento em um único lugar e atenda com mais agilidade suas conversões, pós-vendas e reclamações. Melhore sua performance, sua reputação e aumente suas vendas.