Chatbot é inteligência artificial? Entenda as diferenças!

29 de fevereiro de 2024 por Equipe Predize 🗨 Sem comentários

Caso você se interesse pelo ramo da tecnologia, certamente cruzou com os termos “chatbot” e “inteligência artificial” mais de uma vez nos últimos meses. Eles estão se popularizando devido à grande presença em nossa rotina, além da integração entre ambos. 

Essa possibilidade de integração, por sua vez, gera a dúvida se o chatbot é uma inteligência artificial. E a resposta para essa questão é: depende. Afinal, com o avanço tecnológico, as inovações ao nosso redor estão cada vez mais próximas.

Neste artigo, você descobre a diferença entre chatbot e inteligência artificial, além de entender melhor como essas duas tecnologias estão se aproximando para trabalharem em conjunto e, dessa forma, facilitando rotinas e atividades. Confira! 

O que é chatbot?

Chatbot é um termo em inglês que une duas palavras: chat (conversar) e bot (robô). Trata-se de uma tecnologia que simula uma conversa, respondendo a quem pergunta conforme a interação pessoa e máquina acontece

Este ramo da robótica não é tão recente quanto parece: na realidade, sua criação retoma meados de 1960, quando um professor do MIT (Joseph Weizenbaum) desenvolveu um programa capaz de simular conversas, chamado ELIZA. 

O chatbot é comumente usado como canal de atendimento no Facebook e no WhatsApp, por exemplo, para agilizar tarefas no trabalho.

No decorrer dos anos, a tecnologia foi se renovando e se tornando presente no dia a dia das pessoas, principalmente nas áreas de atendimento e marketing. O chatbot (ou apenas bot, como também é chamado) se tornou um aliado dos canais de comunicação, facilitando a interação com consumidores na hora de tirar dúvidas e resolver situações mais simples. 

Como um robô, é importante entender os chatbots como máquinas programáveis. Em outras palavras, são treinados e formatados para funcionarem por pessoas. A partir disso, podem até rodar de maneira autônoma. 

No entanto, caso algum comando não programado seja solicitado ao chatbot, ele não conseguirá cumpri-lo. Além disso, para o bot funcionar, ele precisa de um estímulo (como alguém fazendo uma pergunta ou clicando em um botão que emite uma resposta). 

O que é inteligência artificial?

A inteligência artificial (ou IA), por sua vez, é uma área da computação focada em desenvolver sistemas capazes de completar ou substituir atividades que, originalmente, seriam desempenhadas por pessoas. 

Composta por algoritmos extremamente inteligentes, a inteligência artificial pode perceber, aprender e compreender comandos, solucionando problemas e situações de forma autônoma e sem precisar de programação humana para seu funcionamento

Evidentemente, a IA é criada por pessoas. No entanto, depois de pronta, é capaz de atuar sozinha, sem precisar ser formatada para que funcione (ao contrário do chatbot, que precisará das dúvidas sendo respondidas antes de operar, por exemplo). 

O ChatGPT é uma inteligência artificial que atua por meio de um chat.

Atualmente, existem diversas inteligências artificiais disponíveis no mercado, como o famoso ChatGPT. Outras, conseguem desenvolver imagens, áudios e até vídeos com base em comandos. 

Dessa forma, são extremamente hábeis e raramente não conseguirão cumprir um comando solicitado por uma pessoa. 

A maneira como a inteligência artificial atua também varia de acordo com o tipo de aprendizado de máquina utilizado no momento de desenvolvê-la. Atualmente, existem quatro categorias conhecidas de criar uma IA: 

  • Aprendizado de máquina supervisionado 
  • Aprendizado de máquina não supervisionado 
  • Aprendizado de máquina semi-supervisionado 
  • Aprendizado de máquina por reforço 

De acordo com o modelo adotado, a IA terá um comportamento. Portanto, conhecê-los é uma boa ideia na hora de contratar uma tecnologia com inteligência artificial para auxiliar nas rotinas de trabalho, por exemplo. 

Qual a relação entre bot e inteligência artificial?

Entendendo o que é bot e inteligência artificial, é o momento de compreender a relação entre essas tecnologias. Afinal, por mais que situadas em áreas diferentes de desenvolvimento, elas começaram a se integrar com o tempo. 

Atualmente, podemos dizer que praticamente todo chatbot funciona com uma inteligência artificial acoplada. Afinal, é por meio da inteligência na tratativa dos comandos que o bot irá responder a pessoa que interage com ele. 

A principal diferença, por sua vez, está no tipo de aprendizado de máquina utilizado no desenvolvimento do chatbot

No dia a dia de trabalho, um chatbot com inteligência artificial pode ser de grande ajuda na hora de executar tarefas básicas, como atendimentos não prioritários.

Por exemplo: se um chatbot atua de maneira não supervisionada, terá uma inteligência artificial capaz de funcionar sozinha, sem a necessidade de programar respostas previamente (como acontece com o ChatGPT). Esta IA aprende conforme é utilizada, e a gama de respostas que ela pode dar é extremamente vasta. 

Já um chatbot com aprendizado de máquina supervisionado irá depender de ação humana constantemente, pois não conseguirá operar de maneira autônoma. 

Por fim, existe também a possibilidade do chatbot atuar de maneira semi-supervisionada. Isso significa que ele trabalhará ao lado de uma inteligência artificial, conseguindo responder conforme aprende ao mesmo tempo que dependerá, sim, de atuação humana vira e mexe, para garantir o bom funcionamento (como é o caso do MIA - intelligência artificial com ChatGPT que temos integrada dentro do Predize).

Logo, podemos entender que bot e inteligência artificial são áreas que cada vez mais se aproximam. Além disso, já é possível prever que estarão ainda mais conectadas nos próximos anos, conforme a IA evoluir na sociedade.

Chatbot é inteligência artificial?

Como explicado, chatbot não é inteligência artificial! No entanto, cada vez mais, as áreas estão se aproximando e trabalhando em conjunto para garantir a melhor experiência para as pessoas conforme interagem com ambas.

É comum acreditar que chatbot é inteligência artificial. No entanto, esta não é uma realidade!

Além disso, é comum que as inteligências artificiais usem o modelo de chat para funcionar. Isso pode gerar confusão, porém foi apenas uma das maneiras encontradas para a IA ser utilizada de maneira mais prática no dia a dia. 

Principais diferenças entre chatbot e inteligência artificial

Após entender melhor se chatbot é inteligência artificial, assim como as aproximações entre as áreas, é válido conhecer as principais diferenças entre estas tecnologias. Confira!

Áreas de atuação

Por mais que se complementem em muitos momentos, as áreas de estudos do chatbot e da inteligência artificial não são as mesmas

Enquanto a primeira conta com profissionais especialistas em robótica, a segunda será composta de experts em computação.

Necessidade de programação

Enquanto o chatbot pede trabalho humano constante, programando-o para seu bom funcionamento, a IA atuará de maneira autônoma e não precisa necessariamente de uma pessoa por trás para trabalhar. 

Por ser um robô, os bots repetirão atividades que foram ensinadas por seres humanos. Além disso, sempre funcionarão com base em um sensor de ativação, seja um texto ou um gesto. 

Já a inteligência artificial aprende e desenvolve novos parâmetros automaticamente, conforme é usada ou alimentada por informações que não são inseridas por pessoas (como o Google, um banco de dados digital).  

Como funciona chatbot com inteligência artificial?

Conhecendo a possibilidade de trabalhar ao lado de um chatbot com inteligência artificial, é possível se perguntar como essas ferramentas atuam em conjunto. 

Geralmente, trata-se de chatbots construídos com aprendizado de máquina semi-supervisionado. Logo, os bots são previamente programados e, conforme são utilizados, continuam aprendendo. 

Assim, o chatbot com inteligência artificial aprende novas soluções para as dúvidas do usuário, aumentando seu poder de atuação. 

Também é possível que eles atuem com aprendizado não supervisionado, de forma que a inteligência artificial opere sozinha. Nesse caso, ela mesmo buscará as soluções em banco de dados já cadastrados. 

A Mia é uma Inteligência Artificial que usa a tecnologia do ChatGPT aperfeiçoada para o e-commerce, e é capaz de automatizar o atendimento pré e pós-venda para agilizar a rotina de equipes de atendimento e gestores. 

Dessa forma, o time pode focar em respostas mais estratégicas e urgentes nas mensagens de pré e pós-venda e contar com toda tecnologia da inteligência artificial no dia a dia. Quer saber mais? 

Faça uma simulação das respostas com a Mia para seu anúncio do Mercado Livre!

Equipe Predize
Politica de PrivacidadePolítica de Segurança da InformaçãoTrabalhe ConoscoCanal de ÉticaManual de FornecedoresSoluções DB1 Group
44 99115-2521
comercial@predize.com.br

Avenida Carneiro Leão, 563 - 2° Andar
Centro Empresarial Le Monde Sobreloja
Maringá, PR - CEP- 87014-010
O Predize é uma solução de atendimento (SAC) para quem vende em marketplaces. Centralize seu atendimento em um único lugar e atenda com mais agilidade suas conversões, pós-vendas e reclamações. Melhore sua performance, sua reputação e aumente suas vendas.